Tratamento periodontite avançada: Saiba como é feito
Caracterizada como uma infecção bacteriana, responsável por inflamar a gengiva, a periodontite é uma doença bucal que pode trazer consequências como a perda dentária. Diante disso, o tratamento periodontite avançada deve ser a principal alternativa para remediar essas consequências. Continue a leitura e saiba mais sobre o que é a periodontite e como é o tratamento periodontite avançada.
O que é a periodontite?
A periodontite é caracterizada como uma doença periodontal infecciosa e bacteriana, além de ser uma patologia que atinge mais da metade dos adultos. A periodontite é a fase mais progressiva da gengivite, que é a inflamação gengival.
A diferença entre a gengivite e a periodontite, é que a periodontite é proveniente do tártaro, que se estendeu para os tecidos de suporte dos dentes, como os ossos e o ligamento periodontal.
A periodontite apresenta consequências que vão muito além da estética facial, uma vez que pode ocasionar na perda dos dentes, devido a fragilidade que acomete os ossos localizados na mandíbula e por isso, nesses casos o tratamento periodontite avançada é o mais indicado.
Quais as causas da periodontite e como é feito o seu diagnóstico?
As principais causas da periodontite são as seguintes:
- Gengivite;
- Predisposição genética;
- Má higiene bucal.
Já o diagnóstico e o tratamento periodontite avançada é realizado pelo periodontista, que é o especialista dessa área. Porém, somente é possível iniciar o tratamento periodontite avançada quando se tem um diagnóstico preciso sobre o estado do dano da doença e a sua causa principal. Na maioria das vezes, os exames que o periodontista realiza são os seguintes:
- Exame de anammese;
- Exame físico;
- Exame radiográfico.
Quais os sintomas da periodontite?
A periodontite assim como as demais doenças da saúde bucal, apresenta sintomas como:
- Mau hálito;
- Tártaro;
- Mobilidade dentária;
- Vermelhidão gengival;
- Sangramento durante a escovação;
- Aftas;
- Abscessos em volta do dente;
- Alterações na mordida.
Como é o tratamento da periodontite avançada?
A periodontite apesar de não ter cura, uma vez que é crônica devido ao fato de ter a sua causa no tártaro, tem como tratamento principal uma boa higienização bucal.
A periodontite avançada é de rápida progressão e é muito recorrente entre os jovens adultos e os adolescentes, causando bolsas periodontais e perda do suporte de maneira vertical. Para o tratamento da periodontite avançada são indicados procedimentos como:
- Enxerto ósseo: O enxerto ósseo é realizado quando a periodontite afeta a raiz do dente horizontalmente. Para remediar isso, os periodontistas realizam um tratamento periodontite avançada conhecido por enxerto ósseo que realiza a transferência de um osso para outro lugar, com a finalidade de suprir o dano que foi causado na mandíbula. Esse osso que é utilizado no enxerto pode ser do próprio paciente, artificial ou de doação de órgãos. O objetivo desse tratamento periodontite avançada é evitar a perda dentária e servir como uma base para o crescimento natural das camadas ósseas.
- Regeneração tecidual guiada:Outra opção de tratamento periodontite avançada diz respeito a regeneração tecidual guiada que propicia o crescimento natural do osso afetado. Onde o profissional responsável pela cirurgia insere um tecido entre o osso existente e o dente. Como o material que é inserido nesse local é biocompatível, ele impede que corpos estranhos entrem na região da boca que foi operada. Ou seja, o osso cresce novamente de maneira natural.
O tratamento periodontite avançada vai muito além dos procedimentos cirúrgicos, ele demanda, também, que o paciente tenha uma boa higiene bucal, evite fumar e acima de tudo, frequente regularmente o dentista.
Na Ideal Odonto você encontra uma variedade de planos odontológicos que irão te auxiliar a ter mais cuidados com a saúde bucal e assim evitar situações que demandam o tratamento periodontite avançada, por exemplo.