Tratamento periodontal: quando fazer?
O tratamento periodontal tem como objetivo reduzir a inflamação na gengiva, para que não a periodontite não se espalhe e comprometa a saúde de todos os dentes. A inflamação e infecção nos ossos e ligamentos que sustentam os dentes são chamadas de periodontite, a doença ocorre quando há um processo de gengivite e não é tratada corretamente. Nos adultos a periodontite é a principal causa da perda dos dentes.
Causas que levam ao tratamento periodontal
A má higienização bucal faz com que os restos de comida se tornem placas bacterianas. As placas se acumulam entre o dente e a gengiva fazendo com que se crie um espaço entre eles, também conhecido como bolso, com o tempo a inflamação causa a destruição dos ossos e tecidos que estão protegendo o dente, mas com o tratamento periodontal é possível recuperar a saúde bucal, prevenindo que outras doenças ainda mais graves e perigosas apareçam.
Fatores de risco
- Gengivite;
- Maus hábitos com a saúde bucal;
- Tabagismo;
- Problemas relacionados à posição dos dentes;
- Idade avançada;
- Medicamentos;
- Baixa imunidade devido às doenças, como HIV/ AIDS ou tratamentos como a quimioterapia.
Diagnóstico
O diagnostico de periodontite é simples. O dentista verificará se há sangramento, placas bacterianas e tártaros. Para definir a gravidade do problema e como será o de periodontite é simples. O dentista verificará se há sangramento, placas bacterianas e tártaros. Para definir a gravidade do problema e como será o tratamento periodontal, o dentista poderá utilizar de instrumento para saber a profundidade dos bolsos na gengiva, a fim de verificar maiores indícios da periodontite, o profissional pode tirar radiografias para verificar possíveis perdas ósseas.
O tratamento
O objetivo principal para o tratamento periodontal é a redução da inflamação e a eliminação dos bolsos, para que isso aconteça é necessário realizar uma limpeza cuidadosa nos dentes, a fim de remover as placas e tártaros presentes no dente. Em alguns casos este processo junto com a higiene bucal diária não é o suficiente e pode ser necessário realizar uma cirurgia, tanto para limpeza dos bolsos da gengiva, como para dar suporte aos dentes (nos casos mais evoluídos da doença). Em casos extremos, o dentista terá que remover os dentes comprometidos para que a periodontite não se espalhe para os outros dentes. O tratamento periodontal é necessário assim que diagnosticado, pois há grandes chances de cura.
Mesmo sendo uma doença comum a periodontite é fácil de ser prevenida, por exemplo, o hábito de escovar os dentes corretamente e o uso do fio dental, após cada refeição, faz com que o tratamento periodontal não seja necessário no futuro.
A Ideal Odonto é uma empresa que possuí convênio com clínicas odontológicas espalhadas por todo o Brasil. Os profissionais realizam diversos procedimentos odontológicos, devolvendo o sorriso e o bem estar aos pacientes com valores acessíveis.