Tratamento para tártaro nos dentes
O tártaro é uma calcificação da placa bacteriana presente na boca. Por sua vez, a placa bacteriana é uma película pegajosa formada por bactérias e açúcares que, se não for controlada, passa a ser a principal causa de cáries, gengivite e periodontite. Mas, uma boa notícia, é que existe tratamento para tártaro nos dentes.
As bactérias presentes na boca se alimentam dos restos de alimentos e passam a atacar o esmalte protetivo dos dentes. Como evitar tártaro dental é simples: para manter a placa bacteriana equilibrada, ou seja, sem que os ácidos dela ataquem o esmalte dos dentes, é preciso remover os resíduos de alimentos a cada refeição.
Isso mesmo, como evitar o tártaro dental é apenas manter boca, dentes e língua higienizados. Dessa maneira, a placa dental não vai calcificar e formar o tártaro.
Dicas para evitar o tártaro dental:
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia: A medida é simples e é a principal recomendação. Use sempre escova de dentes e creme dental para isso;
- Use fio dental diariamente: O fio dental não precisa ser usado nas três vezes em que você escova os dentes, mas não deixe de usa-lo;
- Alimentação: Para saber como evitar o tártaro, experimente consumir mais alimentos naturais, uma vez que os alimentos artificiais (especialmente os grudentos e açucarados) possuem substâncias que deixam resíduos nos dentes.
Tratamento
Uma vez fixado, somente o tratamento para tártaro nos dentes pode resolver o problema, pois já não há possibilidade de evitar o tártaro dental.
O tártaro precisa ser removido por um dentista, no consultório. Em um processo chamado “raspagem”, com aparelhos especiais para essa tarefa, o dentista dá polimento aos dentes, removendo as calcificações amareladas da placa bacteriana, ou seja, o tártaro.
O tratamento para tártaro nos dentes costuma ser indolor e rápido. No entanto, se o caso já estiver muito avançado, o procedimento pode gerar bastante incômodo. Ele deve acontecer ao menos de 6 em 6 meses.
Após a limpeza profissional dos dentes, é preciso seguir as recomendações do dentista para saber como evitar o tártaro dental e impedir que ele se forme novamente.