Tratamento para mau hálito estomacal existe?
O mau hálito é um pesadelo para muitas pessoas, mas não é uma doença incurável, muito pelo contrário, existem diversas formas de tratamento para mau hálito estomacal disponíveis.
Durante anos, a ideia de que o mau hálito poderia em sua maioria de vezes ser ocasionada por problemas no estômago ficou difundida, preocupando muitas pessoas que possuíam refluxo ou úlcera, por exemplo. Todavia, o tratamento para mau hálito estomacal não existe, é um mito.
A porcentagem de pessoas que sofrem de mau hálito estomacal é mínima perante a grande maioria campeã em quesitos como a falta de cuidados dentários, por exemplo. Hoje trouxemos quais são os fatores reais que geram a halitose e qual o tratamento para o mau hálito, acompanhe:
Fatores reais que geram a necessidade de tratamento para mau hálito estomacal
Grande parte das causas responsáveis pelo problema de mau hálito vêm de problemas bucais (90 a 95%), enquanto uma minoria (5 a 10%) está relacionada a problemas de hormônios, rins e fígado.
O mau hálito vindo do estômago faz parte de uma porcentagem ainda menor das causas, em casos específicos onde a válvula que separa o estômago do esôfago não funciona corretamente ou em câncer de estômago.
Por outro lado, os vilões com os quais você realmente deve tomar cuidado, são:
- Cicatrizes de cirurgias;
- Cáries abertas;
- Abscessos;
- Doenças periodontais;
- Excesso de tecido da gengiva.
Hábitos que prejudicam a saúde bucal com outros tipos de doenças, mas também colaboram para o surgimento do mau hálito é o tabagismo e o consumo de muitos doces sem a higienização correta. Em casos mais graves, o mau hálito pode ser ocasionado devido ao câncer de boca.
Tratamento para mau hálito estomacal
Alguns hábitos podem ajudar no tratamento para o mau hálito, como a escovação diária dos dentes após todas as refeições, evitar jejuns prolongados e beber bastante água.
Mas a resolução desse problema só poderá ser constatada realmente por um médico.
Existem clínicas especializadas em halitose que oferecem desde exames, diagnósticos e tratamento dentário até ajuda psicológica profissional para tratar de problemas causados pelo mau hálito, como baixo autoestima por exemplo.
Não tem jeito: o melhor tratamento para mau hálito é a consulta a um dentista para a realização de exames considerando os estados da língua, dentes e gengiva, e outros, como pressão arterial ou amígdalas. O ideal é agendar uma visita a um profissional de confiança e eliminar de vez o mau hálito.