Tratamento natural para mau hálito que funciona
Apresentar odores desagradáveis na boca é motivo de constrangimento e pode interferir ativamente na vida social das pessoas, por isso a realização de tratamento natural para mau hálito é indicada não apenas quando o problema já foi identificado, mas também a fim de evitar seu surgimento e possíveis complicações.
Porém, é importante identificar também o que está causando o mau hálito, ou halitose, e, assim, tratar o problema desde a raiz, especialmente se ele possui origem não diretamente na boca, mas em outros órgãos do corpo, como estômago, esôfago ou pulmões. Além disso, a presença de hálito com gosto de ferro (ferroso) pode indicar a presença de infecções.
Tratamento natural para mau hálito – Como fazer
A falta de cuidado e higiene com os dentes, gengivas e língua é um dos maiores causadores da halitose, por isso, o primeiro passo do tratamento natural para mau hálito é a escovação dental ao menos três vezes ao dia, além do uso diário do fio-dental e enxaguante bucal.
Usar instrumentos como raspadores de língua também é uma excelente opção, pois eles ajudam a remover restos de alimentos que ficam presos nas papilas e podem causar mau cheiro na boca.
Para além da higiene bucal, outros passos do tratamento natural para mau hálito são muito eficazes e podem ser feitos todos os dias, a saber:
- Realizar bochechos diários com chás antissépticos. Um deles é chá de cravo, que pode ser preparado ao ferver meio copo de água com 5 cravos por 3 minutos. Quando estiver frio, basta bochechar e gargarejar a mistura, especialmente pela manhã;
- Ficar longos períodos sem ingerir alimentos também causa halitose, por isso se alimentar a cada três horas é parte importante do tratamento natural para mau hálito. É recomendado dar preferência a comidas saudáveis e com baixo teor de açúcar;
- Por fim, se não houver oportunidade para escovar os dentes, alguns alimentos podem ser consumidos a fim de auxiliar na remoção de sujidades, a exemplo da melancia, maçã e cenoura, que devem ser comidos crus.
Persistência da halitose
Caso o tratamento natural para mau hálito não funcione, é necessário consultar um dentista para avaliar e identificar suas causas, ademais, é preciso ter mente que problemas como cáries e gengivites podem causar halitose e não possuem tratamentos caseiros.
Para poder sempre contar com os serviços de profissionais da odontologia, a melhor solução é optar por um dos diversos planos oferecidos pela Ideal Odonto, caracterizados pela ampla rede de atendimento, além de mensalidades que se adequam a todos os orçamentos.