Tratamento de Canal e Dor – Qual a relação?
Se estas palavras te apavoram: tratamento canal dor, saiba que não realizar o tratamento é muito pior. É um desconforto não poder mastigar direito, é irritante aquela dor que lateja, que deixa o rosto inchado e, principalmente, que te incapacita a dar atenção a qualquer outra coisa.
O senso comum acredita que a relação entre tratamento canal dor é ocasionada pela morte do nervo que mora dentro do dente. Na verdade, está relacionado a inflamação e infecção da polpa do dente que quando não tratada leva a morte da raiz. A corrosão gradual das camadas do dente abre brecha para bactérias tomarem conta da polpa que é cheia de vasos e terminações nervosas que não gostam de receberem visitas e, por isso, doem quando esses micro-organismos entram em contato. Por isso, a relação tratamento canal dor é bem pior sem a intervenção do especialista.
As duas principais causas para se recomendar o tratamento de canal são as cáries em estágio avançado e traumas (impactos) no dente.
Como conduzir a tríade tratamento canal dor
Para realização do tratamento, em geral, são necessárias duas sessões de atenção ao canal, mas já na primeira a dor desaparece.
O paciente recebe uma abertura na parte posterior ou na coroa de um dente;
Logo em seguida, toda a polpa infeccionada é extraída. O canal do dente é esvaziado;
Na sequencia, o canal é alargado e limado, ficando pronto para o novo preenchimento;
A cavidade onde existia a polpa e a raiz do dente é preenchida com um material apropriado;
Em alguns casos, o dentista irá introduzir um pino de metal ou plástico no canal do dente para poder fixar bem esse cimento especial;
Para finalizar, é colocada uma coroa sobre o dente, restaurando o seu formato, devolvendo aparência normal ao dente tratado.