Tudo sobre o tártaro canino
Assim como os humanos, os cães também podem desenvolver problemas bucais. Um deles é o tártaro canino, que pode ser evitado se o dono do cachorro fizer a higienização bucal adequada.
Não existem diferenças biológicas entre o tártaro canino e o humano. A boca pode acumular restos de comida e sujeiras e, se não for higienizada corretamente, formam-se placas bacterianas calcificadas amareladas no dente e até mesmo na parte da gengiva, ou seja, são os famosos tártaros.
Sintomas do tártaro canino
Caso o cão esteja com tártaro, certamente ele apresentará alguns dos seguintes sintomas:
- Mau hálito;
- Coloração amarelada ou amarronzada dos dentes;
- O cão começa a comer menos, pois a mastigação pode causar dor.
Perigos do tártaro canino
O surgimento do tártaro canino não é tão inofensivo como muita gente pensa. Se não for tratado, esse problema bucal representa um risco para toda a saúde do cão. Com a calcificação das bactérias, o animal pode contrair os seguintes malefícios:
- Periodontite severa (inflamação da gengiva);
- Meningite;
- Anemia por não conseguir comer;
- Infecções generalizadas;
- As bactérias podem passar pela corrente sanguínea e atacar órgãos essenciais como coração, rins, fígados,ocasionando, no pior dos casos, a morte do animal.
Como evitar o tártaro canino
O único método que pode evitar o surgimento de tártaro canino é a higienização diária dos dentes do animal. Afinal, se os seres humanos precisam escovar os dentes todos os dias para evitar problemas bucais, o mesmo ocorre com os cachorros. Em último caso, o dono deve higienizar os dentes do animal pelo menos três vezes por semana.
Além disso, é importante que a dieta do cão seja baseada em rações e petiscos voltados para esses animais, pois a constante alimentação feita com outros produtos aumentam a ocorrência de tártaro canino. Isso acontece porque outros alimentos que não sejam próprios para cães geralmente são mais macios e, por isso, possuem maior facilidade de se acumular nos dentes e gengivas.
Como acontece o tratamento para tártaro canino?
Não existe receita milagrosa para remover o tártaro canino, pois apenas o veterinário pode realizar o procedimento. A cirurgia para a remoção geralmente ocorre sob anestesia geral, porque o cirurgião geralmente necessita afastar as gengivas para realizar a limpeza do local por meio da raspagem. Portanto, é necessário cuidar da saúde bucal do cão para que ele continue saudável por inteiro, sem negligenciar problemas aparentemente inofensivos.