Tudo o que você precisa saber sobre o siso dente
O siso dente é conhecido popularmente como “dente do juízo” por ser o último a nascer, normalmente, entre os 16 e 20 anos de idade. Ele é o terceiro molar da arcada dentária e pode demorar anos para se desenvolver completamente. Para algumas pessoas, o nascimento do siso dente é sinônimo de dor, principalmente, por não encontrar espaço na boca para se desenvolver e dessa forma, pressionar os outros dentes. Em alguns casos, ocorrem também problemas com o crescimento. Por isso, é normal a cirurgia para extração de siso dente. O procedimento é feito no consultório dentário com o uso de anestesia local e alguns pontos.
Saiba mais sobre o siso dente
O siso dente ainda provoca muitas dúvidas entre as pessoas, principalmente, em relação da necessidade de extração. Quando o siso dente não encontra espaço disponível na arcada dentária, o dente tende a ficar mal posicionado ou torto, sendo indicado a extração. Entre outras curiosidades do siso dente, estão:
- O siso dente pode não se desenvolver completamente em algumas pessoas;
- Após a cirurgia, é necessário o repouso, afinal, é um procedimento cirúrgico;
- No pós-operatório é recomendado que a pessoa não coma e nem beba nada por pelo menos 2 horas depois do procedimento;
- Sinais como sensação de latejar e dor próximo a mandíbula significam que o siso possa estar inflamado.
Pelo siso dente nascer em uma área de difícil acesso para a limpeza, já que estão localizados no fim da arcada dentária, ele precisa de uma rotina de higiene e cuidados especiais para evitar o acúmulo de bactérias na região. Esse problema pode levar a uma inflamação mais grave ou o surgimento de uma gengivite.
Cuidados necessários com o siso dente
Além dos cuidados básicos que o paciente precisa ter com a saúde bucal e com o siso, por meio de uma boa escovação e uso do fio dental após as refeições, a ida ao dentista regularmente é imprescindível. A Ideal Odonto, uma assistência odontológica com mais de 20 anos de experiência, disponibiliza diversos procedimentos, entre eles, a extração do siso, tratamentos de canal e consultas normais de rotina ao dentista em clínicas conveniadas que atendem em todo o Brasil.