Saiba como remover placa bacteriana
Escovar os dentes e passar fio dental costumam remover placa bacteriana. Entretanto, muitas pessoas não cuidam do dente com o devido cuidado. A placa é uma camada invisível que se instala nos dentes, ela é formada por uma combinação entre alimentos, saliva e bactérias bucais. Estima-se que a placa comece a se formar tão cedo quanto 20 minutos após uma refeição.
Caso não tratada, o acúmulo de placa pode endurecer e formar o tártaro. Este processo pode acarretar em gengivite e outras infecções bucais, além de provocar inchaço na gengiva. O tártaro pode ser identificado por formações amarelas ou opacas no encontro dos dentes e da gengiva.
Quer saber como remover placa bacteriana? Confira abaixo:
Remover placa bacteriana: cuidados e indicações
A melhor forma de eliminar a placa é com a ajuda profissional de um dentista. Ele é o especialista mais indicado para auxiliar neste processo. Existem diversos tratamentos caseiros que podem ser encontrados facilmente, entretanto, alguns utilizam substâncias que podem danificar seus dentes. Caso você não procure remover placa bacteriana, podem aparecer alguns problemas como:
Inchaço na gengiva:
Dor de dente;
Dentes amarelados;
Abscessos dentários.
Um tratamento popular, por exemplo, consiste em escovar os dentes com uma mistura de bicarbonato de sódio. Esta substância, caso usada excessivamente, pode desgastar o esmalte do dente, abrindo espaço para contaminação com cáries. Para remover placa bacteriana, você deve marcar uma consulta com o dentista de sua escolha de seis em seis meses para uma limpeza. Em caso de tártaro, o mesmo procedimento deve ser tomado, pois além da limpeza o dentista poderá conduzir uma raspagem.
Como evitar a placa bacteriana?
Apesar das visitas ao dentista na periodicidade correta, você pode adotar alguns hábitos de higiene bucal para evitar o acúmulo de placa. Para isso, só é necessário dois materiais muito fáceis de serem encontrados: escovas de dente e fio dental.
Escove o dente três vezes ao dia, dando maior atenção para as escovações que ocorrem imediatamente após as refeições. O mesmo vale para o fio dental, que deve ser usado diariamente. Além disso, algumas outras atitudes contribuem para remover placa bacteriana, entre elas: usar creme dental antisséptico com flúor, trocar de escova a cada três meses e adotar uma dieta mais saudável.