O removedor de tártaro e sua saúde bucal
Dor de dente é um mal que acomete as pessoas das mais variadas idades. Em algum momento da vida, todos vão sentir aquele incomodo que parece que vai te levar à loucura.
Porém, não é preciso se apavorar! Hoje há muitas facilidades que ajudam a cuidar da saúde bucal com muito mais eficiência. Entre elas, está o removedor de tártaro, um instrumento indispensável encontrado nos principais consultórios de odontologia.
O que é o tártaro dentário?
Tártaro é o nome que se dá à calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte da gengiva. Ao não cuidar corretamente da higiene bucal, ele pode causar uma série de problemas, como cárie, mau hálito e gengivite.
Com o removedor de tártaro adequado, ele é eliminado, garantindo um sorriso muito mais saudável.
Tipos de removedor de tártaro
Com certeza você já conheceu alguns modelos durante uma visita ao consultório do seu dentista. Mas, certamente, não sabia que cada um tem suas vantagens.
Confira a seguir os tipos de removedor de tártaro mais comuns e seus benefícios:
- Cureta: esse é o mais conhecido. Usado manualmente, geralmente o dentista o escolhe quando a situação do paciente ainda está em um estágio mais simples. É também utilizado no processo de finalização, após usar outros métodos;
- Cavitador sônico: é a escolha do profissional quando percebe que a quantidade de tártaro é tão grande que somente a cureta não conseguirá promover sua remoção completa. Ele emite pequenas vibrações acompanhadas de água, o que ajuda na retirada das placas bacterianas;
- Jato de bicarbonato: é o removedor de tártaro mais eficiente quando se quer atingir áreas mais difíceis ou fazer a limpeza em pessoas que usam aparelho ortodôntico fixo. Com ele, são lançados jatos de água, ar e bicarbonato de sódio. É muito utilizado também para remover manchas causadas, por exemplo, por uso frequente de cigarro ou de bebidas com cafeína;
- Escova de Robinson: parece uma escova elétrica, mas tem uso apenas profissional. Geralmente, esse é o removedor de tártaro utilizado mais como finalizador. Pode ser usado uma ponteira que se assemelha a um pincel ou uma parecida com uma borracha.
Fazendo a melhor escolha
Para evitar o surgimento de tártaro, a melhor solução é sempre escovar os dentes corretamente e com frequência. Isso ajuda a não acumular restos de alimentos que podem formar as placas bacterianas.
Também é bom lembrar que o fio dental é um forte aliado da higiene bucal. Mas, se mesmo se cuidando, o tártaro atingir seus dentes, é fundamental ir ao lugar certo, como a Ideal Odonto.
São duas opções de planos odontológicos que incluem limpeza oferecidas pela empresa – Odonto Quality e Odonto Orto – , que já é referência no mercado quando se fala em saúde bucal.