Prótese protocolo inferior
A prótese fixa sobre implante inferior, chamada de protocolo, surgiu para que os usuários de prótese parcialmente fixa ou removível (dentadura) pudessem ter mais comodidade. Com ela, é possível haver a reabilitação de funções como mastigação e a estética se torna mais aprimorada.
Existem opções de prótese inferior do tipo protocolo e materiais diversos a serem escolhidos, dentre os quais o especialista ajudará o paciente a selecionar os tipos e materiais mais apropriados para o caso do paciente.
Tipos de retenção da prótese protocolo inferior
A prótese deve ser devidamente colocada na gengiva para que não cause desconforto ao paciente e, para isso, torna-se necessário selecionar o tipo de protocolo inferior:
- Prótese protocolo inferior removível: esse tipo pode ser retirado a qualquer momento pelo paciente e facilmente higienizável, além de possuir um preço mais baixo que os outros tipos de protocolo. Entretanto, por ser removível, ele não garante estabilidade na mastigação;
- Prótese protocolo inferior fixo: com pelos menos quatro implantes é possível inserir o protocolo fixo, que garante maior estabilidade na mastigação, já que ele se adere fixamente à gengiva. Nesse caso, a higienização é um pouco mais complexa e necessita de instrumentos específicos que devem ser adquiridos pelo paciente;
- Protocolo protocolo inferior fixo removível pelo dentista: esse tipo de protocolo inferior é muito parecido com o citado anteriormente, mas possui a vantagem de ser removido pelo dentista e, dessa forma, obter uma higienização local mais eficiente.
Tipos de materiais utilizados na prótese protocolo inferior
Existem alguns materiais que podem ser usados para implantar a prótese do tipo protocolo inferior, dentre os quais os mais comuns são:
- Porcelana: esse material pode ser utilizado sobre uma estrutura de metal, na qual o acrílico usado para formar os dentes é substituído pela porcelana. Existe também a opção de porcelana sobre uma estrutura de zircônia (material sintético que imita o diamante);
- Resina: comumente formada sobre uma estrutura de metal, essa é a opção mais barata e adquirida. A resina também pode ser usada em cima de uma estrutura de zircônia;
- Zircônia: esse material puro é considerado pelos especialistas como o de maior durabilidade por um preço acessível. Por outro lado, a prótese dentária do tipo protocolo inferior preferida esteticamente pelos dentistas é a de porcelana sobre zircônia.
A prótese protocolo inferior não é um procedimento muito barato, mas oferece um ótimo resultado. Por meio de um convênio odontológico, torna-se mais fácil cuidar adequadamente dos dentes e, portanto, evitar a inserção de implantes. A Ideal Odonto fornece diferentes planos que se adequam a pessoas de variadas faixas etárias e oferece procedimentos essenciais para a melhoria na qualidade da saúde bucal do cliente.