Plano odontológico como declarar no IR
O plano odontológico é, sem dúvidas uma aquisição essencial para garantir a saúde bucal e uma série de benefícios. E, ainda oferece descontos na declaração do Imposto de renda.
Despesas médicas como, plano de saúde e odontológico e despesas com hospitais, exames e vacinas, podem ser deduzidas integralmente do Imposto de Renda. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para fazer a declaração de forma correta, sem riscos de cair na malha fina da Receita Federal.
Veja, a seguir os benefícios do Plano odontológico como declarar no IR:
Benefícios do melhor plano odontológico:
- Acesso a diversos procedimentos odontológicos de ponta;
- Realização de consultas frequentes;
- Prevenção de doenças bucais;
- Perda do medo de ir ao dentista;
- Possibilidade de realizar limpezas, consultas e exames periódicos;
- Custo inferior que o realizado por procedimento;
- Acesso a uma rede credenciada ampla e abrangente;
- Possibilidade de incluir dependentes.
Plano odontológico como declarar no Imposto de Renda de forma correta
Na hora de declarar as despesas na Receita Federal, é possível receber a restituição de todos os fastos relacionados ao seu tratamento de saúde ou de dependentes, sem limite de valores. No entanto, é preciso se atentar as regras do regulamento do imposto de renda, para evitar problemas no Plano odontológico como declarar no imposto de renda.
Alista da Receita Federal inclui pagamentos a profissionais de qualquer especialidade, tais como:
- Médicos de qualquer especialidade;
- Dentistas;
- Psicólogos;
- Fisioterapeutas;
- Terapeutas ocupacionais;
- Fonoaudiólogos;
- Cirurgiões plásticos.
Além disso, podem ser incluídos gastos com contas médicas, exames de laboratórios e consultas de diversas especialidades, bem como procedimentos odontológicos como aparelhos ortodônticos e próteses dentárias. No entanto, gastos com farmácia, medicamentos e enfermeiros não entram na lista, a não ser que estejam presentes na conta do hospital.
Lembre-se de guardar os comprovantes das despesas médicas por, pelo menos, 5 anos a partir da data da entrega, caso haja retificação do pedido.
Para saber a resposta da pergunta: Plano odontológico como declarar? Consulte um contador de sua confiança e realize o processo de forma segura e assertiva. Ele é o profissional indicado para realizar o procedimento e esclarecer todas as suas dúvidas do que pode ou não declarar.