Saiba qual o melhor plano dentário para você
A preocupação com a saúde bucal e a busca por mais segurança nos fazem pesquisar qual o melhor plano dentário. Preço, serviços inclusos, área de cobertura e inclusão de dependentes são alguns dos fatores que devem ser levados em conta antes de assinar algum convênio.
A rede de profissionais habilitados também é uma questão importante. Muitas pessoas já possuem um dentista de confiança, e procurar sob quais planos ele está credenciado pode influenciar na hora da decisão.
Quer saber como decidir qual o melhor plano dentário? Confira as dicas abaixo:
Qual o melhor plano dentário?
O primeiro passo para decidir qual convênio assinar é olhar para suas finanças. Veja se há recursos disponíveis para se comprometer com um plano odontológico. Caso tenha família, considere um plano familiar para incluí-los como dependentes.
Nesse aspecto, o plano dentário pode ser visto como um investimento, afinal, no caso de uma emergência você está sob cobertura. Além disso, tirar da cabeça essa preocupação pode fazer bem para sua qualidade de vida, assim como visitas mais frequentes ao dentista - que agora são possíveis graças ao convênio. O melhor plano dentário é aquele que não te traz dor de cabeça.
Também decida sobre quais serviços você precisa. Os planos para adultos mais simples e baratos costumam cobrir os procedimentos mais procurados, como consulta, limpeza e extração de dentes. Já tratamentos como clareamento dental e próteses dentárias são serviços oferecidos apenas nos planos mais completos. Caso precise de algum desses serviços que não estão inclusos no seu pacote, é possível adquiri-los mediante pagamentos extras.
Além disso, outras pesquisas necessárias para avaliar qual o melhor plano dentário são:
Consultar a rede de cobertura;
Consultar quais especialidades estão credenciadas;
Pagar as mensalidades em dia;
Guardar recibos dos serviços utilizados.
Cuidados com plano dentário
Um detalhe importante para te ajudar decidir qual o melhor plano dentário é o período de carência. Assim como nos planos de saúde, a carência é um período de tempo, que começa a contar após a assinatura do contrato, que você deve esperar para utilizar os serviços contratados. Ela varia para cada serviço. Para uma consulta comum, por exemplo, a carência é de 24 horas em média. A mais longa costuma ser para próteses dentárias, de 180 dias em média.