Mau hálito o que pode ser: descubra os mitos e verdades
Cerca de 40% da população brasileira sofre de mau hálito, o que pode ser um incômodo muito grande, mas diferentemente do que se imagina em 95% dos casos ele ocorre por problemas originados na boca.
Em casos raros, o mau hálito se apresenta como um sintoma de doenças mais graves, por isso, ao notar que o mau hálito está presente, mesmo fazendo a higiene corretamente, deve-se procurar um profissional de saúde, pois somente ele poderá diagnosticar as causas do problema, realizando exames clínicos e, em alguns casos, laboratoriais. Alguns procedimentos simples e rotineiros podem evitar esse transtorno. Descubra mitos e verdades sobre o mau hálito o que pode ser:
Mitos e verdades mau hálito o que pode ser
• O enxaguante bucal pode ser utilizado diariamente para combater o mau hálito - MITO
Alguns dentistas orientam o uso diário do enxaguante bucal, porém o uso constante do produto pode se tornar um agente causador do problema, pois em sua composição há álcool e isso faz com que a bochecha descame. Essas descamações se depositam na língua se tornando uma placa, conhecida como saburra faz com que o mau hálito surja. Ele pode estar ligado diretamente ao mau hálito o que pode ser facilmente resolvido, pois não é preciso parar de utilizar o enxaguante, mas sim, utiliza-lo de forma moderada.
• As mudanças de hormônios podem causar o mau hálito - VERDADE
As mudanças hormonais podem diminuir a produção de saliva e com a falta de hidratação correta, o mau hálito pode surgir.
• O aparecimento de caries e o uso de próteses faz com que a pessoa tenha mau hálito - MITO
Esses dois casos não fazem com que o paciente tenha mau hálito. No caso da cárie ela pode ser um sinal de que a higiene não está sendo feita corretamente, já as próteses podem acumular restos de comidas também, caso a higiene não esteja sendo feita da forma correta. Neste caso a falta de higiene está relacionada ao mau hálito o que pode ser resolvido com a mudança desses hábitos.
• Beber bastante água ajuda a não ter mau hálito - VERDADE
Beber água ao longo do dia auxilia na hidratação da língua, evitando com que resíduos de comida fiquem parados na língua formando placas bacterianas.
É possível evitar o mau hálito colocando em prática bons hábitos como:
- Escovar os dentes e passar fio dental diariamente, preferencialmente a cada refeição;
- Consultas regulares no dentista, para limpezas e avaliações;
- Evitar ficar longos períodos sem comer. Normalmente ao acordar percebemos o odor desagradável, mas esse mau hálito o que pode ser eliminado, ao escovar os dentes, não precisa ser encarado como um problema, já que ao dormir ficamos cerca de dez horas em jejum;
- Beber líquidos para auxiliar na hidratação da boca;
- Evitar o consumo de café, cigarro e álcool.
Grande parte da população sofre com o mau hálito o que pode ser um problema de saúde pública, pois pode-se entender que a população brasileira não está familiarizada com processos básicos de higiene. Nos últimos anos está crescendo a adesão de planos odontológicos, seguindo este raciocínio é possível compreender que a saúde bucal ainda não está sendo valorizada como deveria.
A Ideal Odonto é uma empresa que possui convênio com clínicas odontológicas espalhadas por todo o Brasil. Os profissionais realizam diversos procedimentos odontológicos, por exemplo, limpeza e restaurações, devolvendo o sorriso e o bem estar aos pacientes com preços baixos e excelentes tratamentos.