SAIBA COMO SE DÁ O IMPLANTE DE GENGIVA
Requisitado assim que o paciente passa a sofrer com a ausência ou com os prejuízos notados em sua gengiva (e saúde bucal como um todo), o implante de gengiva pode, em primeiro lugar, se apoiar ou não no enxerto gengival. No campo prático, por outro lado, o implante de gengiva também pode ser baseado em algumas necessidades bucais sentidas pelo paciente.
BENEFÍCIOS DO IMPLANTE DE GENGIVA:
Correção de gengivas acinentadas próximas a próteses dentárias;
Prevenção da recessão tecidual em indivíduos que possuem biotipo gengival mais fino e sutil;
Aumento do volume das gengivas para finalidades estéticas na região anterior.
Além disso, essas mesmas regras podem ser estendidas às recobertas das raízes dentárias expostas por retração gengival. Por fim, o implante de gengiva também pode proporcionar melhoras no resultado estético e funcional com próteses dentárias fixas. Com relação às técnicas que se apoiam nos enxertos gengivais, a lista é composta pelas seguintes alternativas: enxerto gengival livre, enxerto de tecido conjuntivo, enxerto de origem animal e enxertos biossintéticos.
O IMPLANTE DE GENGIVA TAMBÉM EXIGE QUE O PÓS-OPERATÓRIO SEJA CUIDADOSO
Por trás do implante de gengiva, é fundamental compreender o limite de tempo que deve ser necessário para realizar a recuperação do procedimento cirúrgico. No campo prático, a suspensão das atividades profissionais e sociais pode ser necessária por até sete dias (a depender, é claro, do tipo de enxerto gengival utilizado).
No que diz respeito à cicatrização, o período se divide em duas fases diferentes. Enquanto as alterações inflamatórias são imperceptíveis ao longo dos 21 primeiros dias, todo o procedimento do implante de gengiva simplesmente desaparece (no conceito visual do termo) após os primeiros 45 dias. Por fim, pode ser necessária uma espera de até 120 dias para a retomada de novos tratamentos dentários. Esses, por suas vezes, podem vir a se apoiar na aplicação de lentes de contato dental e facetas dentárias laminadas.
Por último, o implante de gengiva também pode ser voltado à correção de problemas bucais severos e acometidos por problemas de ordem bucal interna ou externa. Para qualquer um desses problemas é essencial buscar por um especialista.