Halitose cura em 2 passos simples
A halitose é o nome científico dado para o mau hálito, e que na maioria das vezes possui um processo de cura bem simples. Doença que afeta muitos brasileiros, a halitose pode ser causada por fatores bucais, sistêmicos, fisiológicos ou até por outra patologia em algum dos órgãos como os rins e o fígado.
Na maioria dos casos, a halitose é gerada a partir de problemas com a higiene bucal, como a má higienização dos dentes, língua e gengivas, que acumulam placa bacteriana, trazendo o mau odor. Conheça o passo a passo para auxiliar na halitose cura em 3 etapas simples, acompanhe:
Passo 1. Higienize corretamente a boca para halitose cura
O primeiro passo da cura de halitose é a higienização correta da boca. Para evitar o acúmulo de placa bacteriana entre dentes, língua, bochechas e gengiva, é necessário manter certos hábitos de limpeza, como:
- Escovação correta depois de todas as refeições;
- Uso de fio dental ao menos duas vezes ao dia;
- Higienização da língua com escova ou limpador próprio;
- Bochecho com enxaguante bucal diariamente.
Esses hábitos ajudam a curar a halitose, mas mais do que isso, ajudam a prevenir outras doenças como o surgimento de cáries e tártaro. Além disso, é necessário tomar atenção redobrada para os tipos de alimentos consumidos, pois alguns possuem um alto índice odorífero que contribuem com o surgimento da halitose.
Passo 2. Beba muita água para ajudar na halitose cura
Um dos problemas que causam a halitose é a diminuição da quantidade de saliva na boca, já que esta tem um papel fundamental na higienização e eliminação de bactérias bucais.
Por isso é comum acordar com mau hálito: durante a noite as glândulas salivares diminuem a produção de saliva, ocasionando a halitose matinal natural, que deve ser detectada como doença quando recorrente após a escovação.
O jejum prolongado, quando necessário, também faz com que a produção de saliva diminua, criando a necessidade de ter sempre uma garrafa de água por perto. Beber bastante água vai auxiliar às glândulas salivares a produzir saliva, além de a própria água já ser um agente limpador para a boca.
Em casos onde os sintomas e mau odor persistirem, é necessário consultar um médico de confiança para diagnóstico e indicação de possíveis curas para halitose em estágio mais avançado.