Gengiva sangrando, um problema dental muito comum
Os casos de gengiva sangrando são situações muito comuns de acometer qualquer pessoa, eles acontecem principalmente quando se está utilizando o fio dental ou escovando os dentes, por exemplo. Você sofre ou já sofreu com a gengiva sangrando? Então este artigo é para você!
Gengiva sangrando o que pode ser?
Quando a gengiva sangrando aparece na sua rotina é sinal de que alguma coisa não está bem com a saúde bucal. Ter a gengiva sangrando é sinal de que há uma inflamação na gengiva, também conhecida por gengivite, que caracteriza-se pela remoção inadequada da placa dos dentes na linha da gengiva.
Quando a placa não é removida a partir de uma escovação regular e visitas periódicas ao dentista, acaba que essa placa endurece e forma o tártaro. Esse tártaro propicia, diretamente, o aumento no sangramento e em sua forma mais avançada, surge a periodontite.
Além do tártaro e da periodontite, temos como outras causas de gengiva sangrando, o seguinte:
- Desordens hemorrágicas;
- Escovação feita com muita força;
- Alterações hormonais durante o período da gravidez;
- Dentaduras que estão mal ajustadas;
- Uso incorreto de fio dental;
- Leucemia;
- Deficiência de vitamina K;
- Escorbutos.
Qual o tratamento para casos de sangramento gengival?
Quando há casos de gengiva sangrando a primeira ação é ter em mente que algo está errado com a saúde bucal. Após, o recomendado é que seja procurado o mais rápido possível um dentista que irá orientar sobre a maneira correta de uso do fio dental, como fazer uma higienização correta, entre outros pontos.
Naqueles casos mais comuns de gengivite, a escovação correta somada ao uso de fio dental é o tratamento mais indicado para terminar com a situação de se estar com a gengiva sangrando. Já nos casos em que ocorrem uma perda da estrutura dental, que abrangem a periodontite, deve-se procurar um profissional especialista na área periodontal que irá realizar o tratamento mais indicado para esse problema.
A maior parte dos casos de gengiva sangrando, são provenientes de uma escovação inadequada e má utilização do fio dental, sendo assim, saber utilizar de maneira adequada esses instrumentos que fazem parte da limpeza diária é extremamente importante para evitar os casos de reincidência da doença. Por isso, preze sempre por uma higienização bucal de qualidade e evite sofrer com a gengiva sangrando.