Gengiva inflamada – O que é e como tratar
Ter a gengiva inflamada causa incômodos que dificultam a realização de tarefas simples, como comer, falar ou realizar a higiene bucal. Ela é caracterizada pela presença de alterações na cor da mucosa, que se torna mais rosada ou vermelha do que o comum, dor, inchaço, como se as gengivas estivessem saltadas com relação aos dentes, e presença ou não de sangramento.
O mau hálito também é um sintoma comum em pacientes com gengiva inflamada, por isso é preciso voltar atenção a ele. Também pode ser feita uma verificação rápida no espelho a fim de localizar possíveis cortes ou lesões na gengiva que podem ser causadas por alimentos ou impactos e inflamam os tecidos, mas não indicam maiores complicações.
Melhores tratamentos para gengiva inflamada
A gengiva inflamada pode surgir não apenas em adultos, mas é muito comum em crianças, e se dá comumente devido a práticas de higiene bucal insuficientes. Durante o processo de alimentação, restos de alimentos podem ficar presos entre os dentes e a gengiva.
Se não removidos na escovação e bochecho, os restos se decompõem com ajuda das bactérias que vivem no aparato bucal e se transformam em placas bacterianas, que, por consequência, resultam na gengiva inflamada e podem evoluir para gengivite.
Porém a inflamação pode ser sintoma de outros quadros clínicos que, para serem tratados corretamente, devem ser diagnosticados. Alguns tratamentos são:
- No caso da gengivite, o dentista realiza limpezas a fim de remover toda placa bacteriana e o tártaro, além de aplicar substâncias bactericidas. Remédios orais, como antibióticos e analgésicos, podem ser receitados a depender do quadro do paciente;
- ·A presença de anormalidades no dente também pode causar gengiva inflamada, especialmente quando sua polpa, nervos e raiz são atacados. O tratamento mais comum para esses casos é o de canal, que consiste na remoção das partes danificadas;
- Pacientes que utilizam aparelho ortodôntico ou próteses também podem apresentar quadros de inflamação nas gengivas devido ao mau posicionamento dos dispositivos, por isso é recomendado visitar o dentista para realização de ajustes necessários.
Tratamento e profilaxia adequada
A Ideal Odonto disponibiliza planos odontológicos acessíveis e completos em todo Brasil para viabilizar o maior cuidado com a saúde bucal, afinal pacientes segurados podem contar com diversas clínicas para realizar consultas e prevenir o surgimento de doenças.
Além disso, em imprevistos, como surgimento de dores e inflamações na gengiva e dentes ou mesmo na ocorrência de lesões, pode-se contar com atendimento emergencial, com ou sem hora marcada, e ampla rede de profissionais da Ideal Odonto.