GENGIVA INCHADA SISO: CAUSAS
A gengiva inchada siso pode vir a ocorrer tanto pelo nascimento do último molar quanto por pericoronarite. Assim como os bebês ficam enjoadas e com a gengiva inchada nas vésperas do nascimento de seus dentes, o mesmo ocorre com adulto, porém no caso de gengiva inchada siso é muito mais incômodo. Isso ocorre, pois, o terceiro e último molar nasce tardiamente e muitas vezes a estrutura dentária não está pronta para receber mais um dente. O processo de erupção de um dente pode ser dolorido, e quando se trata do dente do siso, outros sintomas podem acompanhar, veja:
Dor de cabeça;
Dor de ouvido;
Gengiva inchada siso;
Dificuldade para mastigar;
Entre outros sintomas.
Quando a gengiva inchada siso está incomodando a ponto de interromper suas atividades diárias, é indicado anestesiar o local com gelo, para que a dor seja interrompida até que o paciente procure um dentista.
Já a pericoronarite, é uma afeção dos tecidos moles que ficam em torno da coroa de um dente e que se verifica, durante sua erupção. De forma direta, é uma inflamação de origem bacteriana. Este processo inflamatório, além de ocorrer nos outros dentes, é muito comum em dentes do siso. A inflamação ocorre principalmente nos sisos inferiores, isso ocorre devido a facilidade de se acumular alimentos. O diagnóstico deve ser dado por um médico dentista, que terá embasamento na avaliação clínica, podendo algumas vezes recorrer a radiografia panorâmica, para averiguar o posicionamento dos dentes.
COMO ALIVIAR A DOR DE DENTE E GENGIVA INCHADA SISO
Existem diversos meios naturais para diminuir a gengiva inchada siso e até mesmo aliviar as dores de dentes, a camomila, por exemplo, possui compostos capazes de aliviar a dor e eliminar algumas bactérias. O gelo pode anestesiar o local, deixando-o isolado de qualquer dor. Outros remédios naturais como água com sal, cravo-da-Índia, suco de trigo podem ser utilizados para aliviar a dor de dente e gengiva inchada siso.
NÃO DEIXE DE VISITAR UM CONSULTÓRIO!
É importante verificar que os métodos naturais não substituem uma consulta com o especialista, são métodos momentâneos que irão aliviar por um breve momento. As consultas com um médico dentista são essenciais pelo menos uma vez ao ano.