Conheça o que é enxerto para implante dentário
Para quem sofreu uma perda dos dentes, o implante dentário junto com o enxerto para implante dentário apresentam-se como uma excelente alternativa que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida, atrelada a estética bucal.
O que é um implante dentário?
O implante dentário é um tratamento odontológico que apresenta como objetivo principal corrigir as falhas nas arcadas dentárias, ao repor um ou mais dentes que estão faltando na boca.
Esse tipo de tratamento odontológico não proporciona apenas a funcionalidade da mastigação, mas também, recupera a segurança e a autoestima dos pacientes, visto que eles podem conversar e mastigar sem qualquer tipo de constrangimento.
No entanto, para que a cirurgia de implante dentário tenha sucesso é importante que o paciente tenha uma base adequada na boca para recebê-lo, caso contrário o enxerto para implante dentário é a solução para essa falta.
O que é enxerto para implante dentário?
O enxerto para implante dentário é um tratamento que visa aumentar a altura ou espessura do osso no local onde será realizado o implante dentário. Para quem teve perda óssea e necessita colocar um implante esse será o procedimento inicial.
O enxerto para implante dentário é classificado em três tipos, são eles:
- Autógenos: É o tipo de enxerto para implante dentário que é removido do paciente. A cirurgia costuma ser muito simples, com anestesia local. A região que é a mais utilizada para esse tipo de enxerto para implante dentário é a região chamada de ramo da mandíbula, uma vez que ela possui uma quantidade óssea suficiente para grande parte dos casos de necessidade de enxerto para implante dentário. Além disso, o enxerto para implante dentário, do tipo autógeno, é considerado um ouro para a enxertia óssea, visto que não apresenta chances de ser rejeitado e tem um forte potencial de formação para um novo osso devido ao fato do material ser genético.
- Alógenos: O enxerto para implante dentário alógeno é aquele que é doado por outra pessoa. Para isso, são realizados diversos testes a fim de analisar a saúde do doador, se não possui alguma doença contagiosa, entre outros. O enxerto para implante dentário alógeno promove uma integração e substituição por um osso novo o que o torna excelente para a reabilitação com implantes dentários na região que será enxertada.
- Xenógenos: Já o enxerto para implante dentário xenógeno é aquele feito a partir do uso de materiais que são biocompatíveis, os quais podem ser de origem animal, principalmente de bois, ou sintéticos, como a cerâmica, polímeros, hidroxiapatita, entre outros. No enxerto para implante dentário xenógeno, o osso alveolar tem o seu crescimento induzido através da presença do material enxertado, assim, o risco de complicação ou de rejeição é grande, caracterizando-o como um dos enxertos para implante dentário menos utilizados.
Apesar de termos técnicas e tipos de enxerto para implante dentário diferentes, todos eles possuem o mesmo objetivo que é o de promover a recuperação do osso alveolar e assim permitir que o paciente tenha sustentação para receber o pino de titânio que é a peça-chave de um implante dentário.
O implantodontista é que irá definir qual o enxerto para implante dentário é mais indicado para cada caso, uma vez que há pacientes que necessitam de um enxerto para implante dentário do tipo alógeno e outros do tipo xenógeno, por exemplo. A Ideal Odonto conta com uma equipe credenciada com os melhores especialistas da área, para te ajudar nessa procura.