Diferenças entre enxerto ósseo gengival
A princípio pode parecer óbvio, mas as diferenças entre enxerto ósseo gengival é que o ósseo trata de recuperação dos ossos e o gengival tem relação com a recuperação da gengiva. Entretanto, ambos procedimentos também possuem outras diferenças na hora de serem realizados.
O enxerto ósseo é feito quando o paciente sofreu perda dos dentes, resultando na diminuição da gengiva. Já o enxerto gengival serve para reconstruir as gengivas que foram atrofiadas ou retraídas, comumente também sendo utilizado em alguns casos de cáries. Porém os dois tipos de enxerto ósseo gengival podem ser essenciais na recuperação de um sorriso completo.
Enxerto ósseo gengival: osso
A operação do enxerto ósseo gengival, no caso do osso, é realizada com o paciente anestesiado e irá preencher a região óssea que foi danificada. O processo ocorre a partir da retirada do osso de uma região, frequentemente a mandíbula, que depois é inserido no local onde ocorreu a perda óssea. A recuperação depende da gravidade da cirurgia, mas geralmente o paciente volta às atividades rotineiras em aproximadamente cinco dias.
Enxerto ósseo gengival: gengiva
Existem diferentes tipos de técnicas e materiais para realizar o enxerto ósseo gengival, com foco na gengiva, mas, no geral, o cirurgião dentista apenas remove determinada parte da gengiva e a insere onde houve perda ou retração gengival. Esse tipo de enxerto pode ser motivado tanto por questões estéticas quanto funcionais.
Cuidados pós-operatórios do enxerto ósseo gengival
Para que a recuperação ocorra de forma eficiente no enxerto ósseo gengival, é necessário que o paciente realize alguns importantes cuidados, como:
- Repouso físico total durante 3 dias;
- Repouso físico parcial durante 5 dias;
- Alimentação com produtos frios, pastosos e ricos em nutrientes nos primeiros dias;
- Utilização de medicamentos recomendados pelo médico;
- Utilização de compressa de gelo no local com frequência nos primeiros dias, a fim de diminuir a dor e o inchaço;
- Após o enxerto ósseo, escovar os dentes com muita cautela e precisão;
- Após o enxerto gengival, não escovar diretamente a gengiva;
- Não tomar sol, fumar ou ingerir bebidas alcóolicas;
- Retornar ao dentista para retirar os pontos e realizar o acompanhamento da recuperação.
A Ideal Odonto oferece planos odontológicos para pessoas de todas as idades, com cobertura em todo o território nacional, para que o cliente possa realizar os procedimentos que desejar. Os convênios inclusive oferecem a realização de pequenas cirurgias, dependendo da modalidade escolhida.