Enxerto ósseo dente – entenda como tornar seu implante possível
O enxerto ósseo dente é um procedimento cirúrgico feito para reconstruir uma área que perdeu altura ou espessura, permitindo a instalação de implantes dentários. O tratamento é geralmente indicado para pacientes em que ocorreu uma perda óssea dos dentes. Isso acontece sempre que um dente é perdido. O osso que ficava ao redor do dente é reabsorvido, e este processo torna o osso mais fino, o que inviabiliza um implante dentário.
O osso usado no enxerto ósseo dente, em geral, vem do próprio paciente. A técnica é conhecida como enxerto autógeno. Funciona assim: um pouco de osso, em forma de bloco ou triturado, é retirado da boca e recolocado onde houve a perda óssea. Não se preocupe! A área retirada para o enxerto ósseo do dente é bem pequena. O profissional analisa bem antes de escolher o local de retirada para não fazer falta nem funcional, nem esteticamente. O uso dessa técnica de enxerto ósseo do dente é positiva porque as chances de rejeição são quase nulas.
Quando não é possível utilizar esse método enxerto autógeno, há biomateriais muito bem recomendados no uso do enxerto ósseo do dente.
Depois da realização do enxerto ósseo do dente o paciente terá que esperar, pelo menos seis meses até a região estar totalmente apta a receber o implante, mas em algumas situações é possível realizar os procedimentos simultaneamente. É preciso que o cirurgião dentista avalie cada caso em particular.
Cuidados com o enxerto ósseo dente
Fumantes e pacientes com determinadas condições médicas podem apresentar falhas durante o procedimento. Quando isso acontece, um novo enxerto ósseo é colocado. Converse sobre essas condições especiais com o seu dentista. A frustração de passar por intercorrências durante o tratamento abalam a confiança do paciente/profissional, é preciso entender todas as etapas ou complicações.
Cuidados no pós-operatório do enxerto ósseo dente
O enxerto não é um procedimento corriqueiro, portanto, é uma cirurgia que exigir cuidados como:
- Repousar bastante
- Evitar o sol
- Manter uma dieta pastosa ou conforme recomendada pelo dentista
- Usar a medicação prescrita corretamente
- Não cuspir ou bochechar
- Manter a escovação dos dentes, mas sempre com cuidado.