Desvendando a DTM e dor Orofacial
Por definição, a dor orofacial está associada a tecidos moles como pele, vasos sanguíneos, dentes, glândulas e músculos que atingem a boca e a face. Os motivos mais frequentes para ocorrência deste incômodo são as dores de dentes e de tecidos periodontais. Também estão incluídos a ATM (articulação temporomandibular), tumores, traumas. Em geral, essa dor acontece na região da cabeça e do pescoço e pode estar associada à cefaleia, atrite reumatoide, entre outros.
O paciente que apresenta Dor na região temporomandibular (DTM) ou outra condição que provoca dor orofacial deve procurar um cirurgião dentista especializado em DTM e Dor Orofacial para investigar melhor os motivos.
Infelizmente muitos pacientes com DTM e dor orofacial passam por muitas tentativas de tratamento até encontrarem um diagnóstico certo, e por isso, os pacientes passam tempos prolongados reféns desse mal estar. A especialização em DTM e dor orofacial é relativamente nova no Conselho Federal de Odontologia e, por isso, talvez seja ainda tão difícil um diagnóstico assertivo mais frequente.
Como tratar a DTM e dor Orofacial
Esta é uma decisão que varia conforme o problema. É usual incluir recomendações como a mudança de hábitos, prática de atividade física, terapia medicamentosa e placas interoclusais são os tratamentos instituídos para a grande maioria dos pacientes. Existem ainda técnicas com aplicação de toxina botulínica, por exemplo, para diminuir problemas musculares. É importante destaca que os procedimentos cirúrgicos, sob a ótica do especialista em DTM e Dor Orofacial só são empregados em raríssimos casos, mas podem ser necessários em última instância.
Em alguns caso é importante incluir um psicólogo para oferecer terapia de redução do estresse, que na grande maioria dos casos é o vilão da DTM e da dor Orofacial. Um fisioterapeuta também pode ajudar com exercícios pensado para diminuir a tensão.
O que pode aliviar a dor orofacial da DTM:
Se você está com dor agora, experimente exercícios com a boca de peixinho.
- Coloque dois dedos em cima da articulação (você pode localizá-la colocando a mão no lugar onde a dor é mais intensa na junção da mandíbula, perto da orelha);
- Na sequencia coloque um dedo da outra mão em cima do queixo;
- Abra a boca, aplicando uma pressão leve na ATM;
- Repita o exercício por seis vezes por sessão. Repita isso seis vezes por ida.
E depois disso, agende consulta com um dentista. Estamos te esperando.