O que é dor temporomandibular
Sentir dor é sempre desagradável, principalmente quando se trata de dores na região facial. A dor temporomandibular é causada pela Disfunção Temporomandibular (DTM ou ATM), que são resultados de problemas no maxilar e músculos de mastigação.
A articulação temporomandibular é o que liga a mandíbula ao osso temporal do crânio, e é essa articulação é o que permite a mastigação, a fala e a mordida, causando grande incômodo ao paciente.
A dor temporomandibular gera grande dificuldade de abrir e fechar a boca, também pode causar zumbidos nos ouvidos, e podem ser decorrentes de disfunções musculares ou resultado de doenças sistêmicas. A dor temporomandibular também pode ser causada por estresse e tensão muscular, artrite, ranger os dentes e danos causados pela idade.
Causas da dor temporomandibular
A DTM normalmente afeta mulheres entre 20 e 40 anos, mas também pode acontecer com qualquer outra pessoa, homens, jovens e em alguns casos até mesmo crianças. Alguns dos fatores causadores da dor temporomandibular são:
Má alimentação;
Falta de sono;
Uso prolongado de aparelho ortodôntico;
Má postura.
Vale salientar que para quem que sofrem com os sintomas da dor temporomandibular, ter uma vida comum é um pouco mais complicado que as demais pessoas. Isso porque até mesmo atividades simples como a ingestão dos alimentos pode causar muito desconforto. Pessoas com dor temporomandibular podem sentir forte desconforto que pode ser temporário ou durar até anos, tudo vai depender do estágio que se encontra o problema e são mais comuns nas áreas do rosto como pescoço, ombros e ao redor da orelha.
Como tratar o problema?
A principal atitude a se tomar ao sentir os primeiros sintomas é procurar um profissional, que irá oferecer o tratamento mais adequado dependendo da gravidade da dor. Algumas soluções mais comuns que os dentistas recomendam são técnicas de relaxamento, medicamentos, termoterapia, placas de mordida e em casos extremos de DTM, cirurgias.
O convênio odontológico da Ideal Odonto, oferece serviços que auxiliam no tratamento de DTM e demais tratamentos. É importante sempre ter cuidado com essa área e se livrar de hábitos que sejam prejudiciais que possam causar a dor temporomandibular. Procure sempre o acompanhamento de um dentista.