Dor no maxilar: causas e tratamento
A dor no maxilar pode atrapalhar demais o seu cotidiano. Imagine sentir desconforto para comer, para falar ou ficar com receio de bocejar por causa da dor. O maxilar está em movimento em quase todas as emoções e movimentos da face, portanto, procurar saber o que está causando a dor e como resolver o problema são essenciais para qualidade de vida.
A dor pode ser apenas passageira, entretanto, fique atento: pode ser sinal de algum problema mais sério. Então para não ter mais complicações, procure um dentista em caso de estar sentindo o desconforto com frequência, principalmente se for no mesmo lugar.
Quer saber mais sobre dor no maxilar e como tratá-la? Confira abaixo:
O que causa a dor no maxilar?
Assim como a dor de dente, o desconforto no maxilar pode ser causado por muitas razões. Por isso, apenas um dentista pode diagnosticar corretamente a razão para a dor no maxilar. Não confie no boca a boca ou na sua intuição, procure um profissional. Entretanto, alguns detalhes podem te ajudar a entender melhor o problema.
Por exemplo, se a dor estiver localizada na lateral do rosto, pouco abaixo da orelha, o razão pode ser disfunção na articulação temporomandibular, conhecida no jargão da odontologia como ATM. Esse problema pode ser ligado ao estresse, por causa do não relaxamento muscular.
Outra causa popular de dor no maxilar é o bruxismo. Esta condição consiste em ranger ou apertar os dentes de forma inconsciente durante o dia ou enquanto dorme, podendo ocasionar no desgaste dos dentes e desconforto no maxilar. Outras possíveis causas para dor no maxilar são:
Sinusite;
Choques ou lesões;
Abcessos dentários.
Como tratar dor no maxilar
Apesar de cada caso exigir um tipo de tratamento, algumas medidas são tomadas com frequência. O primeiro passo é tratar clinicamente, com massagens na região afetada o uso de compressas de água quente. Também pode ser sugerido o uso de analgésicos para aliviar a dor no local, além de fisioterapia e outros processos para relaxar os músculos da face.
Em casos mais graves, também existem terapias ortopédicas e cirurgias que podem ser realizadas. Entretanto, sempre bom frisar: é o seu dentista que indicará qual o melhor tratamento para a dor no maxilar.