COMO LIDAR COM A DOR DE DENTE NA GESTAÇÃO
A gravidez requer uma vigilância maior de hábitos e da saúde como um todo, especialmente da saúde bucal, onde as escovações e higiene da boca devem ser mais frequentes. Neste período em que é aconselhável visitar o dentista pelo menos duas vezes, durante a gestação, evitando assim a dor de dente na gestação.
Durante esse período, a dor de dente na gravidez não pode ser considerada normal, em qualquer estágio. As inflamações da gengiva, também conhecidas como gengivite, dor, vermelhidão e sangramento espontâneos ou ao escovar os dentes, cáries e abscessos, podem acontecer devido a alterações hormonais que acometem a gravidez, deixando a gestante mais sensível a dores, principalmente nas mucosas, gengivas e nervos da boca, pelo aumento de progesterona, provocando o aumento da vascularização nas gengivas.
PARA AMENIZAR A DOR DE DENTE NA GESTAÇÃO, PODEMOS UTILIZAR ANALGÉSICOS CASEIROS COMO:
Mascar cravo-da-índia ou passar óleo de cravinho;
Bochechos com o chá de macela ou água morna e sal;
Própolis;
Folha de batata doce e malva;
Compressas de salsinha amassada no local, são anti-inflamatórios naturais;
Gelo envolto em um pano e colocado na parte externa da boca, alivia a dor de dente na gestação.
Os analgésicos em alguns casos ajudam temporariamente o alívio da dor e os anti-inflamatórios são contraindicados na gravidez. São alternativas paliativas até recorrer ao tratamento com um dentista, caso permaneça a dor de dente na gestação.
NO CASO DE CÁRIES, O QUE FAZER COM A DOR DE DENTE NA GESTAÇÃO?
A dor de dente na gestação pode ser sinal de cárie ou uma infecção dentária, por isso, nunca deixar de recorrer a um dentista, estas infecções podem afetar o bebê e provocar até mesmo o parto prematuro. Nesta fase, a dor de dente na gravidez pode e deve ser tratada através de uma avaliação do dente, independentemente do tempo de gestação, com um médico dentista.
A grávida que tem dor de dente na gestação, é aconselhada pelo dentista a fazer com segurança a obturação ou mesmo o tratamento de canal ou extração do dente, podendo fazer o uso da anestesia, finalizando o tratamento da dor de dente na gravidez com a limpeza dos dentes, para retomar a saúde bucal e a segurança de saber que não passará infecções para o bebê.