COMO IDENTIFICAR E TRATAR A DOR DE DENTE E OUVIDO
É preciso ficar atento aos sinais de dores na região bucal, pois algumas doenças são conjugadas, como a dor de dente e ouvido, que podem ser confundidas por uma delas e refletirem outros problemas. Os reflexos dessas dores são considerados muito preocupantes, pelo fato de esconderem ou mascarar problemas bem mais sérios, que se identificam nas pessoas nestes casos.
Geralmente, a dor de dente e ouvido sugere ao paciente que procure por um otorrinolaringologista para uma consulta. Com queixas que se irradiam para o maxilar e provocam dor de dente e ouvido. Depois de descartadas todas as causas, como as infecções do ouvido médio, consideradas as mais frequentes, sendo avaliadas na consulta e constatadas pelo otorrino, demonstrando que está tudo bem com os ouvidos. Mas, então, o que pode estar causando dor de dente e ouvido? O médico otorrinolaringologista, irá solicitar que procure um profissional dentista ou um cirurgião bucomaxilofacial, para a realização de um exame clínico, solicitando exames de imagem que irão confirmar as suspeitas e diagnósticos de disfunções no maxilar e iniciar o tratamento adequado.
PODEMOS IDENTIFICAR A PRESENÇA DE OUTROS SINAIS DE DOR DE DENTE E OUVIDO, COMO A DISFUNÇÃO DA ATM:
Dor e alterações nos músculos mastigatórios ao apalpar e mastigar;
Inflamação dos músculos da face lateral do pescoço, região anterolateral;
Estalos nas articulações ao abrir e fechar a boca;
Dor reflexa, que pode confundir com uma dor de ouvido.
A DOR DE DENTE E OUVIDO QUANDO ACONTECE AO MESMO TEMPO
A dor de dente e ouvido, quando acontecem ao mesmo tempo, causam dores na mandíbula, que indicam que algo não vai bem nas articulações e podem sinalizar artrite ou deslocamento desta articulação, refletindo e piorando a dor quando abrimos a boca para mastigar ou bocejar. Observe também se sente pressão ou sensação de ouvido tampado, um quadro típico de ATM. Apresentando esse quadro de dor de dente e ouvido, pode-se apresentar suspeitas do problema de ATM, por isso, é conselhável que a investigação para um diagnóstico preciso e que possa viabilizar a estabilização do quadro, pois adiar a visita ao profissional e dar início imediato ao tratamento, utilizando qualquer tipo de analgésico, que somente atua na dor local e não na causa do problema.