Como prevenir e curar a dor de dente
Existe coisa mais chata do que dor de dente? É um incômodo que atrapalha na alimentação, na hora de dormir e até na hora de conversar. Esse problema também gera desconforto para a autoestima, pois muitas pessoas associam a dor de dente com má higiene bucal.
Apesar de existirem muitas "simpatias" e remédios caseiros para curar a dor de dente, saiba que isso é um problema sério. Este desconforto deve ser tratado com um dentista profissional, pois a dor é sinal de inúmeros problemas ortodônticos. A dor de dente pode estar associada com o tártaro, com cáries, com o nascimento do siso, entre outros. Em casos mais graves, pode ser necessário um tratamento de canal ou até a extração do dente.
Quer saber mais sobre dor de dente e como evitá-la? Confira abaixo:
O que causa dor de dente?
Primeiramente, é importante ressaltar que apenas um dentista pode diagnosticar corretamente a razão deste problema. Geralmente, está associada com má higiene bucal. Algumas práticas que levam a isso são:
Não escovar os dentes após as refeições;
Não buscar ajuda médica para tratar o problema;
Escovar os dentes com pressa.
Uma das causas mais comuns para a dor de dente é a cárie. Ela ocorre quando a higienização não é feita corretamente, permitindo que bactérias se instalem na gengiva e nos dentes. Essas bactérias produzem ácidos que corroem os dentes, causando dor e desconforto.
Caso a cárie esteja num estágio avançado, pode ser necessário fazer um tratamento de canal. O procedimento é requerido quando a corrosão infecciona o nervo do dente, e consiste em remover o nervo e a polpa dele. Os espaços gerados pelas cáries, ou pelo canal, são preenchidos com obturação.
Outro motivo para a dor de dente pode ser o tártaro, decorrente do acúmulo da placa bacteriana. O tártaro em si não machuca os dentes, mas pode desencadear infecções como a gengivite, esta sim responsável por desconforto. Neste caso, a dor pode ser combatida com antibióticos para desinfeccionar a área, para depois ser feita a remoção do tártaro.
Prevenindo a dor de dente
A melhor forma de evitar essas dores é cuidar bem da saúde bucal. São hábitos recomendados para evitar dores nos dentes: escovação correta três vezes ao dia, uso de fio dental diariamente e se consultar com o dentista uma vez a cada 6 meses.