Disfunção temporomandibular sinais e sintomas
A disfunção temporomandibular (ou DTM) é ocasionada por condições médicas que afetam o funcionamento correto da articulação temporomandibular.
A articulação temporomandibular está localizada na frente dos ouvidos, e é responsável por conectar a mandíbula aos ossos do crânio, os músculos responsáveis pelo processo de mastigação e as estruturas do rosto.
Ou seja, fundamental para o movimento correto da mandíbula, essa articulação é uma das mais importantes do corpo humano, e precisam de atenção quando possuem qualquer tipo de disfunção.
Veja a seguir: disfunção temporomandibular sinais e sintomas e quais os tipos de tratamentos disponíveis.
Disfunção temporomandibular sinais e sintomas
Dentre os sinais e sintomas mais comuns da disfunção temporomandibular estão:
- Sensação de cansaço na face;
- Inchaço nas bochechas e na face;
- Sons ao abrir e fechar a boca;
- Dores no pescoço, rosto, cabeça ou ao redor da orelha;
- Dificuldade para realizar o processo de mastigação ou para falar.
Em alguns casos ainda, é possível ter como sintomas as dores de dente ou no ouvido, zumbido no ouvido, sensação de maxilar preso ao abrir a boca, entre outros.
Principais causas da disfunção temporomandibular sinais e sintomas
Não há relatos de causas diretamente relacionadas ao DTM, mas alguns hábitos ou traumas sofridos pela mandíbula podem ser fatores contribuintes, como por exemplo:
- Bruxismo;
- Estresse;
- Postura incorreta durante longos períodos afetando o pescoço;
- Aparelho ortodôntico quando utilizado a longo prazo.
Tratamentos da disfunção temporomandibular
Quando a disfunção temporomandibular sinais e sintomas ficam latentes, é necessário realizar uma busca por ajuda médica imediatamente.
Sendo uma doença de difícil diagnóstico, a disfunção temporomandibular sinais e sintomas não possui ainda um tipo de tratamento específico, mas algumas medidas que podem ajudar:
- Medicamentos com prescrição médica;
- Fisioterapia para exercitar a mandíbula;
- Tratamento do bruxismo;
- Terapia para tratamento de estresse.
Em casos mais graves da disfunção temporomandibular, como traumas agudos, por exemplo, é possível que o médico responsável indique cirurgia para correção dos problemas causados pelo DTM.
É imprescindível a disfunção temporomandibular sinais e sintomas sejam identificados o quanto antes e a busca por um profissional seja realizada imediatamente, sendo que além do dentista, um cirurgião buco maxilar também pode tratar desse problema.