Tratamento para a disfunção temporomandibular e dor orofacial
A articulação temporomandibular possui a função de abrir e fechar a boca, além de auxiliar a fala e mastigação. Quando ocorre a disfunção temporomandibular e dor orofacial essas funções ficam comprometidas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF), cerca de 37,5% e 68,9% das pessoas apresentam alguma alteração na região e, dessas, 15% necessitam de tratamento para o problema não evoluir para uma disfunção temporomandibular e dor orofacial.
O que é disfunção temporomandibular e dor orofacial?
A articulação temporomandibular (ATM) é uma das principais articulações do corpo humano, sendo responsável por ligar a mandíbula ao osso temporal do crânio. Essa articulação é responsável pelos movimentos da mandíbula, nos permitindo falar e mastigar de forma adequada.
Qualquer problema que impossibilite o funcionamento adequado da ATM pode ser caracterizado uma disfunção temporomandibular, que causa sintomas incômodos como a dor orofacial.
Sintomas da disfunção temporomandibular e dor orofacial
A disfunção temporomandibular, pode causar alguns sintomas, além da dor orofacial, tais como:
- Estalos ao abrir e fechar a boca;
- Deslocamento de mandíbula;
- Limitação dos movimentos mandibulares;
- Zumbidos no ouvido;
- Dor no ouvido ou ao redor dele;
- Dificuldade ao mastigar ou morder;
- Inchaço do rosto;
- Sensação de ouvido entupido;
- Mudança na oclusão dentária;
- Tonturas.
Como funciona o tratamento da disfunção temporomandibular e dor orofacial?
Infelizmente ainda não existe cura para a DTM, mas os tratamentos disponíveis amenizam significativamente a dor na ATM e os demais sintomas incômodos. O tratamento pode variar de acordo com o tipo de dor e complexidade. A cirurgia é indicada em menos de 5% dos casos, mas os riscos não compensam. O ideal é realizar o tratamento para amenizar os sintomas indesejáveis.
Se você suspeita de disfunção temporomandibular e dor orofacial, procure um Cirurgião Dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, que é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
O especialista irá analisar o histórico completo do paciente e exames clínicos para realizar o diagnóstico. Além disso, é importante seguir corretamente as recomendações médicas e evitar situações que possam agravar a dor, garantindo maior qualidade de vida e melhor convívio com a doença.