Entenda sobre Disfunção Temporomandibular DTM
Antes de mais nada é preciso compreender que a Articulação Temporomandibular (ATM) é aquela que localiza na face, exatamente no ponto em que o maxilar inferior se liga ao crânio. É a articulação usada na mastigação, na mordida e na fala. Mesmo dormindo ela é usada. Quando alguma coisa não vai bem nesta região é chamada de Disfunção Temporomandibular DTM.
Se você apresenta dores de cabeça, principalmente ao acordar, zumbidos no ouvido, estalos ao mastigar, dores ao bocejar, ao sorrir ou mesmo na simples abertura da boca podem ser sintomas da Disfunção Temporomandibular DTM.
A forma de tratamento para essas desordens começa sempre pela maneira mais conservadora, com fisioterapia, medicamentos, orientações em consultório do especialista, compressas, placas interoclusais, prática de atividade física para aliviar o estresse, entre outros, mas caso Disfunção Temporomandibular DTM não evolua satisfatoriamente com o tratamento conservador, será recomendada conduta cirúrgica, guiada por profissionais altamente qualificados.
Em pacientes com dano articular aparente, como nos casos de fraturas (após trauma), anquilose (casos onde ocorre formação óssea na região articular impedindo a abertura bucal) ou com luxação mandibular recorrente, somente a cirurgia da ATM vai corrigir a Disfunção Temporomandibular DTM.
Massagem para melhorar desconforto da Disfunção Temporomandibular (DTM):
Se você está com dor agora, e não tem certeza que trata-se de DTM, experimente o seguinte exercício:
- Faça boca de peixinho.
- Coloque dois dedos em cima da articulação (junção da mandíbula, perto da orelha).
- Na sequencia coloque um dedo da outra mão em cima do queixo.
- Abra a boca, aplicando uma pressão leve na ATM
- Repita o exercício por seis vezes.