Dentes manchados de branco: conheça as causas
O sorriso bonito faz parte dos aspectos estéticos mais importantes, e ter dentes manchados de branco pode ser um problema para quem se preocupa com sua imagem. As manchas nos dentes são comuns, e podem ocorrer tanto em dentes de leite quanto nos permanentes, por diferentes motivos.
Mudança dos hábitos de higienização e alimentação podem ajudar a evitar o surgimento de manchas nos dentes, e na maioria dos casos, dentes manchados de branco podem ser recuperados através de diversos tipos de tratamentos.
É importante ressaltar as principais causas dos dentes manchados de branco:
1. Dentes manchados de branco por perda de cálcio
Algumas causas para os dentes manchados de branco provêm da descalcificação (perda de cálcio) desses dentes.
Esta, por sua vez, pode ocorrer por motivos de:
- Uso de aparelhos ortodônticos: os bráquetes dificultam a limpeza bucal na região, gerando placa bacteriana;
- Fluorose: afetação aos dentes já em fase de formação (até os 6 anos de idade) dada por consumo excessivo de flúor, e que pode permanecer após a troca por dentes permanentes;
- Cáries;
- Formação incompleta do esmalte dos dentes: conhecida como hipoplasia do esmalte, é uma condição genética onde o esmalte dos dentes não se constitui plenamente.
2. Alimentos pigmentados ajudam a manchar os dentes
Uma das causas para os dentes manchados de branco e que pode ser evitada com mudanças de hábitos é a ingestão de alimentos pigmentados. Dentre os mais perigosos para o esmalte do dente estão o chá, café, vinho e refrigerantes, principalmente.
O ideal é que, após consumir esses alimentos, os dentes sejam higienizados com escovação, fio dental e bochecho com enxaguante bucal, para remover todo e qualquer resíduo deixado pela pigmentação dessas bebidas. A limpeza bucal incorreta, muitas vezes pode acarretar no surgimento de cáries, outro fator determinante para os dentes manchados de branco.
Existem ainda outros motivos que podem acarretar em dentes manchados de branco, como o tabagismo, uso de antibióticos e traumas sofridos. Em todos os casos é indicado o agendamento de consulta com um dentista de confiança para realização de exames, diagnóstico e tratamento correto.