Dente siso inflamado sintomas e tratamentos
Os dentes do siso são os quatro últimos dentes a nascer, o que ocorre normalmente na adolescência, e muitas vezes a higienização incorreta destes dentes pode ocasionar em uma inflamação.
Localizados na parte posterior da arcada dentária, a inflamação desses dentes nomeada cientificamente como pericoronarite é bastante recorrente, devido a diversos fatores, como por exemplo o crescimento incorreto dos dentes do siso.
Quando os dentes do siso estão inflamados, isso pode gerar dores e desconforto, sendo necessária muitas vezes a cirurgia de remoção.
Veja a seguir quais são os tratamentos indicados para dente siso inflamado sintomas:
Dente siso inflamado sintomas
Assim como todos os dentes, os dentes do siso necessitam de uma higienização diária correta.
Alguns fatores como a localização com acesso dificultado dentro da arcada dentária, o nascimento em posição incorreta e uma camada de tecido gengival que pode encobrir esses dentes, são capazes de impedir que essa limpeza seja realizada.
Sem a higienização correta, os dentes do siso ficam expostos ao acúmulo de bactérias causado pelos restos de alimentos não eliminados, gerando assim uma inflamação.
Dente siso inflamado sintomas, alguns são:
- Dor de dente;
- Dor de cabeça e maxilar;
- Mau hálito;
- Dificuldade de mastigação;
- Inchaço;
- Vermelhidão na região;
- Gosto ruim na boca.
Tratamentos para o dente siso inflamado sintomas
A limpeza do dente do siso inflamado é o melhor tratamento, e quando possível pode garantir anos sem problemas com essa parte da arcada dentária.
Todavia, como explicado no tópico anterior, nem sempre é possível manter a higiene bucal em dia, e quando o estágio médio de inflamação é atingido, um médico dentista deve ser consultado.
Alguns dos possíveis tratamentos para o dente do siso inflamado são:
- Indicação médica de uso de medicação para alívio da dor;
- Aplicação de compressa de gelo na região;
- Gengivectomia;
- Extração do dente do siso.
A gengivectomia é uma cirurgia responsável por retirar o tecido gengival em excesso ao redor dos dentes do siso, expondo assim a coroa do dente e facilitando a limpeza e o crescimento dentário.
Por sua vez, a extração do dente do siso é um processo comum e bastante apontado por dentistas, normalmente indicado quando não há espaço suficiente para que o dente do siso cresça ou há problemas na erupção desses dentes.
O dente do siso inflamado é uma das preocupações mais comuns quando se trata de saúde bucal, e merece atenção. Ao menor sinal de dor e desconforto na região, um dentista de confiança deve ser consultado para a realização de exames e diagnóstico do melhor tratamento.