Dente Podre também pode ter recuperação
Cáries muito extensas, geralmente, não estão sozinhas. O paciente também traz associado uma doença periodontal e, este conjunto causa o mau hálito. Além disso, a cárie muito extensa deixa a mostra buracos e manchas pretas e, é pela soma desses fatores que, popularmente as pessoas dizem que é “dente podre”.
Mas será realmente que há dente podre?
Um dente podre é aquele que não tem mais solução possível de restauração ou que a solução não teria durabilidade, por exemplo:
- Dentes com grandes perdas ósseas, sem suporte para se manter firme na mastigação;
- Dentes em que a cárie chegou ao nível das raízes, sem apoio para uma coroa (dente);
- Dentes quebrados em local onde o dentista não tenha mais acesso de recuperação.
É normal que uma pessoa com o “dente podre” procure um consultório dentário apenas para extrair o dente. É importante ter em mente que apenas o dentista pode fazer a avaliação dessa necessidade. É sempre mais saudável e econômico (principalmente se pensar em repor este dente perdido com prótese ou implante) que o dente podre seja recuperado.
Como tratar um dente podre
Está claro que o dentista precisa avaliar a extensão do dente podre, antes de qualquer conduta e, que neste cenário é possível dois caminhos:
- Dente podre com possibilidade de tratamento;
Quando nem tudo está perdido, o dente pode ainda receber uma restauração completando com resina para devolver sua forma e anatomia normal ou colocando uma coroa, que vem a ser uma cópia do dente em cerâmica ou porcelana. E tem ainda a possibilidade de colocar a coroa com núcleo, quando após o tratamento do dente podre sobrou apenas a raiz.
- Dentes sem condições de serem mantidos;
Após extração poderá ser instalando um implante dentário ou uma ponte fixa, esta é uma opção que vem perdendo muito mercado, mas ainda oferece resultados quando bem recomendada.
Como evitar que o dente podre apareça
Duas palavras mágica: higiene bucal. Use sem medo a escova, a pasta de dentes, o fio dental e o enxaguante bucal. Sempre nesta ordem e toda vez que se alimentar, pelo menos, nas principais refeições, ao acordar e antes de dormir. Troque periodicamente sua escova dental para melhor performance.