Dente latejando de dor: Sinais de que é preciso consultar um dentista
Dente latejando de dor é sinal de que a parte sensível do dente, a porção central, está inflamada. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como cáries, traumas ou infecção na gengiva e até mesmo sinusite.
A parte central do dente, conhecida também como polpa ou canal do dente, é composta por tecidos, nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Essa região é delicada pode inflamar devido a problemas periodontais que não foram tratados corretamente.
Quando estiver assim, a atitude primária deve ser procurar por um dentista. É o profissional quem vai avaliar as causas da dor e pode recomendar tratamentos.
Dente latejando de dor ainda pode acompanhar febre, tremores, calafrios, inchaço causado por infecção supurada e dificuldade para mastigar e/ou respirar. A dor tende a aumentar quando não tratada ou tratada de forma incorreta.
Como tratar dente latejando de dor?
- Em geral, o dentista vai recomendar o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos, porém, algumas ações naturais podem ajudar a aliviar as dores.
- Em alguns casos a aplicação de compressa fria pode ajudar, mas em outros casos uma compressa quente é capaz de aliviar a dor. Portanto, é preciso identificar a causa, para que os tratamentos sejam estabelecidos.
- Outra maneira de aliviar dente latejando de dor é usar gel anestésico, vendido livremente nas farmácias. Quando aplicado diretamente na região, o efeito do gel anestésico pode durar algumas horas.
- De acordo com alguns pacientes, bochechos com água morna e sal grosso ou com água oxigenada diluída em água filtrada, também aliviam, além de combaterem a infecção.
Prevenindo
Após o sintoma dente latejando de dor, apenas a orientação e tratamento recomendados por um dentista podem ajudar.
Para prevenir uma situação tão desconfortável, é preciso manter a higiene bucal regular: Escovar o dente três vezes ao dia, com creme dental, assim como usar o fio dental uma vez por dia são ações fundamentais para manter a saúde dos dentes, língua e gengivas.
Realizar a higiene bucal corretamente previne doenças como cáries, periodontites, entre outras que levam ao dente latejando de dor.