Dente de Juízo. Você tem?
Alguns felizardos nascem sem o gérmen do dente de juízo, o que significa que este novo membro da dentição, que chega sempre por último, no início da vida adulta, não vai mesmo nascer. Mas isso não é o normal. Portanto, se você tem entre 17 e 25 anos é bom fazer uma avaliação com o dentista. Muito possivelmente o seu dente de juízo já começou a dar o ar de sua graça.
E se ele completar toda a erupção direitinho, sem qualquer problema, você é um segundo tipo de felizardo nesta vida, porque em geral, inflamação, dor e desconforto na mastigação são recorrentes sinais do dente de juízo e precisam ser tratados.
O dente de juízo é o nome popular do terceiro molar. Na verdade, são 4: dois inferiores e dois superiores. Nem sempre a necessidade de extrair um deles, levará a obrigação de retirar os quatro. Mas, como eles surgem, depois da arcada dentária completa, é normal que não encontrem espaço e provoque o desalinhamento dos demais dentes, e esse é um dos motivos que levam os dentistas recomendarem a extração integral.
Quanto mais cedo realizado o diagnóstico do nascimento, posição e condições do dente de juízo, melhor será a recuperação, porque, a ação inflamatória, causada geralmente, pela dificuldade de higienização, não estará lá complicando as condutas.
Como é realizada a extração do dente de juízo
O procedimento é muito simples, realizado no consultório dentário e o paciente é liberado logo a seguir.
- É feito anestesia local;
- Uma vez anestesiada a área, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca e extraído;
- O osso que sustenta o dente é remodelado;
- A área é fechada com pontos cirúrgicos;
- Após extração do dente é possível ter um inchaço ou dor local, mas passará naturalmente.
Em caso de inchaço é recomendável aplicar compressa fria ou bolsa de gelo, sobre a pele, na área que passou pela cirurgia. O gelo ajuda a desinchar a região.
Curiosidade sobre o dente de juízo
O dente de juízo é assim conhecido, devido à origem da palavra, do latim sensus, que tem como sinônimo “seriedade”, “juizo”. Esse nome ganhou fama justamente porque o terceiro molar aparece na vida adulta, quando se espera maior “bom senso” das pessoas.