Corrigindo o dente aparelho
Quando o assunto é saúde bucal, é comum ser necessário o uso de dente aparelho para corrigir alguns problemas da arcada dentária. A ortodontia é uma especialidade dentro da odontologia que cuida da correção de possíveis estados de anormalidade no alinhamento dos dente aparelho, por isso quando o assunto é aparelho dentário, o melhor profissional indicado é o ortodontista.
Analisando a arcada dentária do paciente, o ortodontista pode sugerir o melhor tratamento e uso de determinado tipo de aparelho. Conheça a seguir em quais casos há necessidade do uso de aparelho dentário e quais são os seus tipos:
Por que é preciso corrigir o dente aparelho
A necessidade do uso de aparelho nos dentes surge a partir da disfunção de alinhamento na arcada dentária, e essa pode se dar de diversas maneiras, como:
- Apinhamento: os dentes crescem de maneira irregular e com posicionamento errado, causando muitas vezes a sobreposição de um dente sobre o outro;
- Diastema: existe uma separação excessiva entre um dente e outro;
- Mordida aberta: os dentes superiores e inferiores não se fecham completamente na mordida;
- Mordida profunda (ou sobremordida): os dentes superiores e inferiores se tocam mais do que deveriam, e muitas vezes alcançam o palato (céu da boca);
- Mordida cruzada: um ou mais dentes inferiores ficam a frente dos superiores;
- Mordida inferior: os dentes inferiores ficam a frente dos superiores;
- Mordida superior: os dentes superiores ficam muito à frente dos inferiores;
- Desvio da linha mediana: desalinhamento dos dentes superiores e inferiores, onde o centro da arcada dentária superior e inferior não estão na mesma posição.
Saúde do dente aparelho e seus tipos
Como existem diversos tipos de desalinhamento dos dentes, é natural que também existam aparelhos diferentes para cada necessidade, e saber cuidar da saúde dos dentes com o aparelho correto é essencial.
O modelo de aparelho dentário mais comum é o fixo, e recebe esse nome porque suas peças (braquetes) são fixadas nos dentes através do uso de resina. Juntamente aos braquetes, esse tipo de aparelho também possui um arco ortodôntico (fio de aço) responsável por conduzir certa força com o objetivo de realinhar os dentes.
Uma derivação do aparelho fixo é o aparelho lingual, em que o sistema utilizado para alinhamento dos dentes é o mesmo, mas a fixação dos braquetes é feita na parte interna dos dentes e estes ficam em contato com a língua.
Pensando na estética do sorriso, há também o modelo de aparelho transparente, também fixo, mas confeccionado com materiais transparentes para inibir seu uso, como a porcelana, safira ou policarbonato.
Já no caso do aparelho móvel, ao invés do uso de braquetes, é composto apenas por um fio de aço com a função de alinhar os dentes, e normalmente é mais utilizado em crianças que estão em fase de formação da arcada dentária ou em pessoas que necessitam do alinhamento dentário após o uso de aparelho fixo.
Esses são alguns dos problemas pelos quais um ortodontista deve ser consultado para a realização de exames a fim de identificar qual o melhor tipo de aparelho em cada caso para o dente aparelho.