Tudo sobre convênio odontológico
Ter um convênio odontológico não é uma futilidade, ainda mais nos dias de hoje, com a saúde pública precária. Muitas pessoas, por falta de informação ou por medo, acreditam que não é tão importante cuidar da saúde bucal. Entretanto, quando se negligência a saúde dos dentes, todo o resto está comprometido.
Existem diversas doenças que são causadas pela falta de higiene, por exemplo, a cárie, a gengivite, a periodontite e até a endocardite - doença que ataca os músculos do coração e que pode levar o paciente à morte. Um sorriso bonito proporciona o paciente uma qualidade de vida, uma vez que a estética interfere diretamente no bem estar e na autoestima.
As vantagens de se ter um convênio odontológico são:
- Saúde bucal perfeita: visitas regulares ao dentista proporcionam ao paciente avaliação periódica da saúde bucal e caso haja a necessidade de um tratamento, ele será realizado antes que evolua;
- No caso de uma consulta de emergência, o paciente não terá que se submeter à qualquer profissional, pois ele já estará habituado com um de sua confiança;
- Caso o paciente tenha medo de dentista é possível que ele perca, pois com as consultas de rotina terá criado um vínculo de confiança com o profissional;
- Com um convênio odontológico é possível ter acesso à diversos tratamentos de prevenção e de manutenção da saúde bucal, como limpezas, restaurações, entre outros;
- Cuidar da saúde e do bem estar: como dito anteriormente, ter um sorriso bonito afeta diretamente no bem estar e na autoestima, ou seja, pacientes que cuidam da sua saúde bucal, notam a diferença em suas relações diariamente.
Dúvidas mais frequentes sobre convênio odontológico
Todo convênio odontológico é igual?
- Não. Cada convênio é diferente.
Os convênios cobrem procedimentos estéticos?
- Normalmente não. Procedimentos estéticos são importantes, mas não interferem na funcionalidade. Portanto o paciente que deve arcar com os gastos.
O convênio é obrigado à cobrir todos os procedimentos que eu necessite?
- Não. Cada convênio odontológico possuí um plano diferente, então é necessário que na hora de contratar um o paciente esteja ciente de quais procedimentos estão cobertos.
Os procedimentos realizados com dentistas de convênios são feitos da mesma forma que no particular?
- Sim. A única diferença que há em realizar um procedimento no dentista particular e em um atendimento com o convênio odontológico é o valor, pois certos procedimentos podem custar até três vezes o valor da mensalidade, ou seja, quando calculado é muito mais vantajoso contratar um convênio e ter acesso à inúmeros procedimentos e pagar somente o valor da mensalidade.
Lembrando que os dentistas recomendam fazer uma avaliação preventiva a cada seis meses, além de realizar uma limpeza profissional de rotina, no mínimo, uma vez ao ano. Independente da frequência que se vai ao dentista é imprescindível que se faça a higienização correta. Escovar os dentes três vezes ao dia e passar o fio dental diariamente são bons hábitos conservam a saúde bucal e proporcionam ao paciente um sorriso bonito e o bem estar.