Saiba como tratar cárie dental
É importante saber como tratar cárie. Um dos problemas mais comuns dos dentes, as cáries são pequenos orifícios gerados pelo desgaste das bactérias bucais. Este problema pode ocorrer nas pessoas desde a fase bebê, nos dentes de leite, por isso, é interessante conhecer mais sobre elas, como evitá-las e como tratá-las.
A cárie é tão comum pois para contraí-la basta o descuido da saúde bucal. Ela se constitui desmineralizando os dentes por causa dos ácidos emitidos pelas bactérias bucais, como a placa bacteriana. Estima-se que a placa comece a ser formada tão cedo quanto 20 minutos após as refeições, sendo assim, reforçando a necessidade de cuidado frequente com os dentes.
Quer saber mais sobre como tratar cárie? Confira abaixo:
Como tratar cárie nos dentes
Primeiramente, é importante ressaltar que o diagnóstico e tratamento corretos da cárie só podem ser feitos por um dentista profissional. Entretanto, o primeiro passo para isso é verificar se você apresenta alguns sintomas da cárie. Alguns deles são:
Dor nos dentes;
Sensibilidade nos dentes;
Desconforto ao morder;
Escurecimento dos dentes.
É importante procurar assistência profissional rapidamente após verificar alguns desses sintomas para como tratar cárie. Caso ela não seja tratada, é possível a formação de abscessos dentais e até forçar o tratamento de canal. Em casos mais extremos, pode-se até perder um dente.
O tratamento mais comum para cárie envolve a colocação de obturações nos espaços desgastados. As obturações são feitas de diversos materiais, como resina, porcelana e até ouro e prata, para paciente mais extravagantes. Caso a cárie tenha corroído até o nervo do dente, o tratamento de canal é o mais adequado.
Medidas para prevenir a cárie
Para não ter que passar por este problema e procurar um dentista para lhe ensinar como tratar cárie, você pode adotar alguns hábitos saudáveis para sua boca. Escovar os dentes três vezes diariamente e uso de fio dental todos os dias são as medidas mais recomendadas. O uso de flúor em crianças durante a formação dos dentes também é eficiente, visto que a substância é absorvida por eles e protege contra a ação dos ácidos.
Também incorpore na rotina visitas ao dentista. Recomenda-se uma consulta a cada seis meses com um profissional da área. Dessa forma, é mais fácil evitar como tratar cárie.