Dicas de como evitar tártaro nos dentes
O tártaro é uma placa bacteriana endurecida causada pelo acumulo de bactérias entre os dentes, que não foram possíveis de serem retiradas durante as escovações. Descubra como evitar tártaro nos dentes para manter sua saúde bucal.
Não é possível remover o tártaro apenas com a escovação. É necessário buscar o auxilio de um dentista habilitado para realizar a raspagem do tártaro corretamente, com os instrumentos adequados.
Muitas pessoas acham o procedimento incômodo, devido a dor e ao barulho da máquina de raspagem. Contudo, é possível evitar a formação do tártaro com algumas medidas simples:
- Higienização adequada dos dentes;
- Uso de fio dental nas regiões que a escova não alcança;
- Uso de enxaguante com flúor para bochecho;
- Alimentação balanceada;
- Visita regular ao dentista para uma limpeza profissional.
A seguir, descubra como evitar tártaro nos dentes!
Como evitar tártaro nos dentes
- Escovação correta;
A escovação adequada evita o acumulo de bactérias entre os dentes, causadoras do tártaro. Escove os dentes, pelo menos 2 vezes ao dia, sempre após as refeições, ao acordar e antes de dormir.
- Fio dental para os locais de difícil acesso;
Existem muitos locais que a escova de dentes não alcança. Nesse caso, o fio dental é um ótimo aliado para a higienização total da boca. Use diariamente, de preferencia antes de dormir.
- Enxaguante para uma limpeza completa;
O enxaguante bucal auxilia a eliminação do tártaro, pois remove as bactérias da boca e impede o crescimento de novas bactérias. Utilize, sempre após as refeições.
- Consumo de frutas para prevenir o tártaro;
O consumo de algumas frutas podem ajudar a remover e prevenir a formação de tártaro, como maçãs e melão, além de legumes como cenoura e aipo, que também ajudam a remoção do tártaro de forma saudável e caseira.
- Limpeza profissional.
O melhor método para retirar o tártaro dos dentes e evitar a formação de nova placa bacteriana é visitar o dentista, a cada 6 meses, para a correta higienização e remoção completa do tártaro. Esse é o procedimento mais indicado para evitar o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente a formação de tártaro nos dentes.