Como ter sua própria clinica odontológica
Para quem é graduado em odontologia é muito comum o desejo de abrir uma clínica odontológica, uma vez que ela é a oportunidade para colocar em prática todos os ensinamentos recebidos durante a graduação. Porém, nem sempre é tarefa fácil ter a sua própria clínica odontológica.
O que é uma clinica odontológica?
Uma clínica odontológica é aquela que presta serviços e atendimentos para a população na área da saúde bucal. A clínica odontológica pode abranger diversas especialidades de atendimento, ou também, se dedicar a somente uma área da odontologia.
O que é preciso para abrir uma clinica odontológica?
A abertura de uma clínica requer que sejam atendidos alguns requisitos mínimos, que em sua grande parte referem-se a documentação, que são eles:
- Registro no Conselho de Odontologia;
- CNPJ;
- Alvará de funcionamento;
- Alvará da vigilância sanitária;
- Laudo radiométrico caso a clínica pretenda contar com um aparelho de raio X;
- Descarte apropriado do material utilizado;
- Espaço físico que ofereça boa movimentação para os profissionais e pacientes.
Antes de iniciar o processo de abertura da clínica odontológica o recomendado é que seja consultado um contabilista e também um engenheiro civil/arquiteto para que a clínica odontológica consiga ser bem planejada e executada, tanto em questões legais quanto em questões imobiliárias.
Quais os materiais necessários?
Definidos e executados todos os passos que englobam os trâmites legais para a abertura da clínica odontológica, chegou a hora de definir quais equipamentos farão parte da mesma.
Nesse momento, é fundamental que seja feita uma lista de todos os equipamentos que são necessários para que os trabalhos sejam executados com sucesso. É importante considerar qual a relevância dos mesmos, o valor a ser investido e qual será a recorrência de uso dos equipamentos principalmente em casos de abertura da primeira clínica odontológica, por exemplo.
Os equipamentos mais utilizados na clínica odontológica são os seguintes:
- Cadeira odontológica;
- Autoclave;
- Fotopolimeralizador;
- Compressor;
- Raio x;
- Negatoscópio;
- Kit baixa e alta rotação.
É claro que dependendo da especialidade do dentista serão necessários outros equipamentos, mas em linhas gerais os principais são esses.
Como fazer a decoração da clínica odontológica?
Outro ponto muito importante a ser considerado na hora de montar uma clínica odontológica, diz respeito a decoração da mesma.
Uma vez que muitos pacientes, também, atentam-se para as condições que a clínica odontológica se encontra, antes de iniciar algum procedimento odontológico.
A sala de espera, que é o primeiro contato do paciente com a clínica odontológica deve ser bem aconchegante e apresentar uma boa higienização. A ideia da sala de espera é a de que os pacientes não fiquem intrigados por estarem em uma clínica odontológica, visto que muitos têm aversão a esse tipo de consulta.
Por isso, invista em uma boa recepção e destaque-se da concorrência da sua clínica odontológica. Outro ponto muito importante diz respeito a ergonomia e a iluminação.
Somente um profissional poderá indicar quais as melhores luzes e utilização do espaço, afim de proporcionar conforto para os pacientes e facilidade de movimentação para os dentistas.
Montar uma clínica odontológica requer muitos esforços do dentista, uma vez que o mesmo deverá avaliar a concorrência, a viabilidade de retorno, o investimento com equipamentos, construções e pessoal.
No entanto, é importante que o mesmo esteja ciente de que para que o bom andamento do empreendimento, é necessário ter uma atenção especial com o seu público-alvo, uma vez que serão eles que ditaram o sucesso ou não da clínica odontológica.