Saiba mais sobre cirurgia ortognática para apneia do sono
A cirurgia ortognática para apneia do sono é uma solução para quem sofre com esse problema que causa paradas na respiração da pessoa e sensação de sufocamento ao acordar. Em alguns casos, o paciente também pode apresentar roncos. Por conta disso, a pessoa não dorme direito e acaba ficando sonolenta ao longo do dia, o que pode deixá-la cansada.
A cirurgia ortognática para apneia do sono é indicada após o diagnóstico do paciente apontando o problema. Por meio de um exame que aponta o fluxo aéreo oral e nasal, o esforço respiratório e a saturação do oxigênio, o paciente pode ser identificado com a síndrome. Além da cirurgia ortognática para apneia do sono, a síndrome pode ser tratada a partir de algumas mudanças de hábitos diários, como a alimentação e a prática de exercícios físicos. Em outros casos, há também a possibilidade do uso de aparelhos bucais para posicionar a mandíbula e a língua, impedindo a obstrução.
Quando a cirurgia ortognática para apneia do sono é indicada
A cirurgia ortognática para apneia do sono é realizada quando o paciente não consegue se adaptar ao uso do aparelho ou quando há alguma deformidade dento facial que possa comprometer a sua rotina, como problemas na articulação temporomandibular, que causa dor de cabeça, dor ao mastigar, perdas dentárias e até mesmo dores na coluna cervical.
Saiba como a cirurgia ortognática para apneia do sono funciona:
A cirurgia ortognática para apneia do sono é realizada pelo cirurgião Bucomaxilofacial, porém, é necessário a presença de um dentista ortodôntico durante o processo, já que o tratamento inicial consiste em corrigir a posição dos dentes por meio de aparelho fixo;
Após a conclusão do tratamento ortodôntico, o cirurgião Bucomaxilofacial realiza o planejamento cirúrgico, alinhando a análise do ortodontista e a necessidade do paciente. A partir disso, são feitos exames de imagem para direcionar melhor o procedimento;
A cirurgia ortognática para apneia do sono é realizada com aplicação de anestesia geral. O procedimento pode ser feito na mandíbula, no maxilar superior ou nas duas áreas, dependendo de cada caso;
O objetivo é corrigir a posição dos ossos, deixando os dentes alinhados. Os cortes são feitos internamente, pela gengiva, sem deixar cicatrizes visíveis.
Resultados da cirurgia ortognática para apneia do sono
Durante os primeiros meses da cirurgia, o paciente já nota uma melhora na respiração e na qualidade do sono. Quando o inchaço diminui, é notado também a melhora na parte estética, trazendo um aumento da auto-estima do paciente.