Cirurgia ortognática maxilar superior e inferior
A cirurgia ortognática maxilar superior e/ou inferior é um método utilizado dentro da ortodontia para ajustar a posição dos maxilares em sua melhor forma.
Com a função de corrigir problemas de mordida, a cirurgia ortognática faz parte de uma série de tratamentos ortodônticos que têm como seu maior foco garantir a saúde bucal do paciente e evitar o desenvolvimento de doenças como deslocamento do maxilar, dores de cabeça e ouvidos.
Esse tratamento pode envolver a necessidade da colocação de aparelho ortodôntico antes da cirurgia para que problemas como o apinhamento sejam resolvidos antes da cirurgia ortognática que corrigirá a posição dos maxilares.
Veja em quais casos a cirurgia ortognática maxilar superior e inferior é indicada e como se dá a cirurgia:
Qual a indicação da cirurgia ortognática maxilar superior
A cirurgia ortognática maxilar superior e inferior é indicada para pessoas que possuem uma desarmonia facial, ocasionada pelo crescimento exagerado dos ossos da face, como o queixo, a mandíbula ou o maxilar, por exemplo.
Esse problema ocorre normalmente durante a formação dos ossos na infância e continua na fase adulta, trazendo malefícios para a saúde e a estética do paciente, como:
- Dores de cabeça;
- Dores nos ouvidos;
- Dificuldades na mastigação;
- Sensação de cansaço na face.
Para resolução desses problemas, a cirurgia ortognática pode trazer benefícios para a saúde como melhorar a mordida e impedir a artrose da articulação temporomandibular.
Esteticamente, a cirurgia ajuda a diminuir o excesso de gengiva no sorriso e a aumentar o queixo antes detido.
Como a cirurgia ortognática de maxilar superior é realizada
Na maioria dos casos, a cirurgia ortognática se dá por meio da boca, e apenas em raros casos há necessidade de cortes na face.
O procedimento da cirurgia basicamente desprende os maxilares, ajusta a posição e os une novamente através do uso de parafusos e placas de titânio.
A recuperação não é dolorida e possui um pequeno prazo de 15 a 20 dias de repouso, sendo necessária a ingestão somente de líquidos na primeira semana, e aos poucos a inserção de alimentos pastosos e enfim os sólidos na dieta. O maior incômodo da recuperação é o inchaço da face, que deve ser diminuído em até 5 dias após a cirurgia.
A cirurgia ortognática de maxilar superior e inferior é um processo eficaz para auxiliar no tratamento de problemas bucais, como o bruxismo por exemplo. Consulte um dentista especializado em cirurgias buco maxilo facial, agende os exames e cuide de sua saúde bucal.