Tudo sobre a cirurgia ortognática
Conhecida também como cirurgia bucomaxilo, a cirurgia ortognática vem ganhando novos adeptos a cada ano devido ao grande índice de resultados satisfatórios. Esse procedimento é realizado para estabelecer o equilíbrio facial, consertando as disfunções ósseas dos maxilares.
Não são todos os casos que necessitam da cirurgia ortognática, pois algumas deformidades ósseas podem ser resolvidas apenas com o uso do aparelho ortodôntico. Quando o aparelho não soluciona, o dentista recomenda esse procedimento cirúrgico, que dura entre 2h a 5h e é realizado sob anestesia geral.
Cuidados pré-operatórios da cirurgia ortognática
Antes de realizar a cirurgia ortognática, o paciente deve realizar as seguintes recomendações:
- Higienização completa da região bucal, removendo possíveis cáries, tártaros e canais infectados;
- Jejum de 8h;
- Não fumar ou beber produtos alcoólicos antes da cirurgia;
- Retirar todos os adereços metálicos durante o procedimento;
- Retirar a barba;
- Não utilizar maquiagem no dia do procedimento.
Cuidados pós-operatórios da cirurgia ortognática
Para que o paciente obtenha uma rápida e satisfatória recuperação após a cirurgia ortognática, ele necessita tomar os seguintes cuidados:
- Ingerir apenas alimentos pastosos frios ou gelados nos dois primeiros dias;
- Ingerir apenas alimentos pastosos nos primeiros 40 dias;
- Mastigar alimentos duros normalmente após 60 dias;
- Não realizar esforços físicos durante, pelo menos, 25 dias;
- Evitar exposição ao sol;
- Fazer a higienização bucal corretamente para evitar contaminação na região;
- Utilizar compressa de bolsa fria ou gelo durante 30 minutos para desinchar o local, repetindo o processo a cada 30 minutos;
- Utilizar analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos de acordo com a prescrição médica.
Após o procedimento cirúrgico, o paciente costuma receber alta logo no dia seguinte e seguir as recomendações de recuperação pós-cirúrgica. O resultado pode impactar tanto o próprio paciente quanto as pessoas ao redor, porque o equilíbrio facial se torna evidente após algumas semanas. Além disso, após a cirurgia, o paciente pode notar melhoria nas funções da mastigação, respiração e até mesmo dicção.
Na Ideal Odonto, o paciente consegue realizar todos os procedimentos odontológicos pré-cirúrgicos necessários, como a remoção de cáries, tártaros e tratamento de canal. Dessa forma, o convênio odontológico ajuda o cliente a realizar o sonho de ter os maxilares encaixados e equilibrados.