Cirurgia neuralgia do trigêmeo: quais os procedimentos
A neuralgia do trigêmeo (ou nevralgia do trigêmeo) é uma doença causada pelo distúrbio do nervo trigêmeo localizado na região do rosto, responsável por transmitir as sensações da face ao cérebro.
Essa disfunção é provocada, na maioria dos casos, pelo contato excessivo do nervo do trigêmeo com uma artéria pulsante, onde a pulsação ocasiona nos sintomas de dor sentidos pelos pacientes.
Em casos menos comuns, a neuralgia de trigêmeo pode estar ligada à esclerose múltipla, tumores ou traumatismos. Veja a seguir quais são os sintomas e por que em alguns casos é necessária a cirurgia de neuralgia do trigêmeo:
Sintomas da neuralgia do trigêmeo
O maior sintoma causado pela nevralgia do trigêmeo é a dor latente no rosto, como a de sofrer choques elétricos na face, podendo acontecer várias vezes ao dia e com duração média de alguns segundos até dois minutos.
Os gatilhos para que essa dor desponte são hábitos diários, como:
- Toques na face;
- Escovação de dentes;
- Alimentação;
- Movimentos naturais do rosto como sorrir ou bocejar;
- Exposição ao vento e Sol.
Tratamentos para neuralgia do trigêmeo
Os tratamentos podem ser realizados através de medicamentos prescritos pelo médico no primeiro estágio da doença, mas que, com o uso decorrente de longo período podem perder a eficácia ou provocar efeitos colaterais desconfortáveis, sendo necessária então a cirurgia de neuralgia do trigêmeo para alívio das dores.
Existem outros tipos de tratamentos disponíveis, veja:
- Cirurgia neuralgia do trigêmeo por micro descompressão vascular: o nervo trigêmeo é afastado da artéria pulsante através de ferramenta microscópica e separado com material isolante. Este é um dos métodos mais utilizados por causar pouca ou nenhuma dormência na face;
- Cirurgia neuralgia do trigêmeo por rizotomia por radiofrequência: uma agulha com radiação é inserida no nervo trigêmeo causando a destruição total deste por meio do calor. Nesse caso existe certo grau de dormência da face como consequência do procedimento;
- Cirurgia neuralgia do trigêmeo por alcoolização: uma agulha é inserida nos ramos do nervo trigêmeo para que o glicerol possa impedir o funcionamento do nervo. Há possibilidade de dormência parcial na face e problemas de mastigação;
- Cirurgia neuralgia do trigêmeo por compressão de balão: um balão é inserido próximo ao nervo trigêmeo e depois inflado para que possa comprimir o nervo trigêmeo e lesionar as fibras que ocasionam as dores.
Apesar de ser mais comum em mulheres com mais de 50 anos, a nevralgia do trigêmeo pode atingir pessoas de qualquer sexo, idade e etnia, e, além do dentista, outros profissionais como o otorrinolaringologista e o neurologista podem diagnosticar a neuralgia de trigêmeo. Ao menor sintoma, uma consulta a um desses profissionais deve ser agendada.