Cirurgia de gengivite: você sabe do que se trata?
Essencial para a recuperação de uma saúde gengival, deficitária, a cirurgia de gengivite de maneira geral é o tratamento para alguns casos extremos de inflamação e inchaço gengival. Fique por dentro do que é a gengivite, quais as suas principais causas e quando a cirurgia de gengivite é indicada, no texto de hoje.
O que é a gengivite?
A gengivite é caracterizada como uma inflamação da gengiva e é classificada como uma doença periodontal. Esse estágio de gengiva inflamada é tido como a fase inicial da doença periodontal, e quando não é tratada a tendência é a de que o ligamento periodontal seja atingido e assim destruído. Essa destruição acomete o ligamento periodontal e o osso que sustenta todos os dentes.
Em casos mais extremos de gengivite é muito comum acontecer a perda dentária, uma vez que a mobilidade dental é muito acentuada, e por isso, a cirurgia de gengivite é muito indicada nesses casos.
Quais as causas da gengivite?
A gengivite, assim como muitos problemas da saúde bucal têm o seu início na má higienização bucal. Além disso, outros fatores que desencadeiam a gengivite, e que podem levar a necessidade de uma cirurgia de gengivite são os seguintes:
- Alterações hormonais;
- Tabaco;
- Estresse;
- Cáries;
- Tártaro;
- Restaurações dentárias mau executadas;
- Diabetes;
- Uso de alguns medicamentos.
O que é a cirurgia de gengivite?
Apesar de não ser muito indicada a cirurgia de gengivite consiste em tratar as gengivas que estão inchadas e inflamadas, essa cirurgia é feita junto com a raspagem gengiva.
A cirurgia de gengivite, chamada também de retalho gengival, acontece quando as bolsas periodontais, estão com mais de 5 milímetros de profundidade e assim o periodontista tem a missão de reduzi-las. Boa parte dos pacientes que encontram-se com grau de periodontite moderado a severo, passam por esse tipo de cirurgia de gengivite.
Na cirurgia de gengivite do tipo retalho gengival, o periodontista, corta todo o tecido gengival com o objetivo de separá-lo do dente, após, realiza uma limpeza geral a partir do uso de um aparelho ultrassônico e de maneira manual. Remove então o tártaro, a placa bacteriana e a película que se forma embaixo dessas bolsas.
Apesar de ser um procedimento um pouco mais simples, a cirurgia de gengivite deve ser realizada por um periodontista especialista na área, a fim de que não surjam complicações maiores e negativas para a sua saúde bucal.
A Ideal Odonto conta com um time de periodontistas com vasta experiência na área, não perca tempo e saiba mais sobre como os nossos serviços odontológicos podem ajudar a sua saúde bucal.