Saiba tudo sobre causas de mau hálito constante
Muitos pacientes, ao visitarem o dentista se queixam de ter mau hálito e não sabem as causas de mau hálito constante, mas o que poucos sabem é que com bons hábitos de higiene o problema pode ser facilmente resolvido.
Mais de 30% da população mundial sofre do incômodo, que não afeta somente a saúde bucal, mas tem grande interferência nas relações pessoais e no dia a dia.
Saiba agora quais são as causas de mau hálito constante:
- Falta de higiene bucal: a escovação dos dentes e da língua deve ser um hábito diário;
- Não utilizar o fio dental: o fio dental alcança locais que a escova não consegue, por isso seu uso é imprescindível
- Uso constante de enxaguante bucal: o produto faz com que a bochecha descame e deposite os resíduos na língua, ocasionando ainda mais o mau hálito;
- Cáries, gengivite e periodontite;
- Jejum prolongado;
- Dormir com a boca aberta;
- Boca seca;
- Mudanças hormonais: é muito comum, durante a TPM, a mulher sentir que está com o cheiro do hálito mais forte, isso acontece pois os hormônios estão a todo vapor e causam diversas alterações no corpo;
- Sinusite e faringite;
- Problemas gastrointestinais graves como: gastrite, estomatite e refluxo;
- Consumo de álcool e cigarro são agentes que potencializam as causas de mau hálito constante.
Hábitos simples que evitam o mau hálito
Os dentistas recomendam que todos os pacientes realizem, no mínimo, duas visitas ao ano, além de escovarem os dentes e a língua diariamente, pelo menos três vezes, pois os restos de alimentos se depositam na língua e formam uma massa conhecida como saburra, que é uma das causas de mau hálito constante.
Normalmente, quando acordamos sentimos um leve mau hálito e ele ocorre pois ficamos algumas horas sem comer e a produção de saliva também diminuí, mas ele costuma desaparecer assim que escovamos os dentes.
Caso o paciente faça a higiene bucal corretamente e ainda assim, o problema persista é recomendado que procure um profissional de confiança para que ele avalie as possíveis causas de mau hálito constante, somente ele poderá avaliar corretamente e indicar o melhor tratamento.