Tratamentos de canal odontológico: como funciona?
O tratamento de canal odontológico é indicado, especialmente, em caso de cáries em estágio avançado ou traumas que afetam a parte interna do dente. No entanto, apesar de comum, são poucas pessoas que sabem como ele funciona e os seus benefícios para a saúde bucal.
Tratamento de canal odontológico: como funciona?
O tratamento de canal odontológico é um procedimento em que é retirado o tecido infectado por bactérias da polpa, parte interna do dente. Esse procedimento impede que o restante da boca seja infectada e garante a recuperação do dente afetado, sem a necessidade de extração.
Durante o procedimento o dentista penetra o dente com aparelhos específicos e retira somente o tecido infectado, os substituindo por biomateriais sintéticos cobertos por uma coroa protetora, evitando assim maiores danos à saúde bucal em geral.
Veja as etapas do tratamento de canal no dente:
- Anestesia;
O primeiro passo é aplicar a anestesia, que pode ser realizada via venal, com pequenas injeções na gengiva ou pomadas anestésicas, para evitar o desconforto durante o procedimento.
- Abertura da coroa;
Para retirar o tecido danificado, o dentista precisa perfurar a coroa, parte superior dos dentes, com uma broca própria para o procedimento.
- Retirada do tecido e limpeza;
Ao conseguir perfurar a coroa, o dentista raspa e desinfeta os canais infectados da polpa, com a ajuda de uma lima.
- Restauração.
Para finalizar o procedimento e proteger o dente tratado
O dentista preenche o espaço vago do dente com resina ou com uma prótese, recriando o formato original do dente. Esse procedimento evita a entrada de novas bactérias.
Embora ofereça inúmeros benefícios para a saúde bucal, o tratamento de canal no dente deve ser realizados por profissionais especializados, a fim de evitar novas complicações.
Vale lembrar que não fazer o procedimento não é uma opção, visto que a ausência do tratamento é tão prejudicial quanto o procedimento mal feito. Dessa forma, busque indicações de bons profissionais, pesquise o seu histórico e não tenha medo de fazer perguntas. Durante a avaliação tente entender cada etapa do procedimento. Isso te dará mais segurança para fazer o tratamento de forma satisfatória. Somente um bom profissional, especializado no tratamento de canal pode realizar o diagnóstico correto, indicar o tratamento adequado e fazer um acompanhamento eficaz.