Canal no dente da frente: cuidados e tratamento
Os primeiros dentes da sua boca estão doendo? Tome cuidado, pois você talvez precise de canal no dente da frente. O tratamento de canal, também chamado de terapia endodôntica, é um procedimento em que consiste remover o nervo de dentes danificados por cárie, trauma ou lesão.
Apesar da sabedoria popular receitar diversos remédios "caseiros" para dor de dente, não se deixe enganar. Apenas um profissional adequado, no caso um dentista especializado em endodontia, pode diagnosticar e resolver este problema. Um dente que precise de canal deve ser encarado com seriedade, pois pode acarretar graves problemas.
Procurando saber mais sobre canal no dente da frente? Confira abaixo:
Como tratar canal no dente da frente
A primeiro passo para descobrir se seus dentes precisam de tratamento de canal é prestar atenção nos sintomas. No caso dos dentes da frente, a atenção deve ser redobrada com traumas, pois é mais fácil machucá-lo do que os outros. Caso um dente que precise de canal não seja tratado, ele pode apodrecer e ser removido, além de gerar infecções generalizadas. São sintomas de que você precisa de um canal no dente da frente:
Dor no dente persistente após lesão;
Dores na gengiva e no maxilar;
Coloração escurecida do dente;
Inchaço ao redor do dente machucado.
Caso verifique alguns desses sintomas, marque uma consulta com seu dentista, apenas ele poderá te direcionar para o melhor tratamento. Caso faça a opção pelo canal no dente da frente, o primeiro passo é desinfeccionar a área. Após isso é feito procedimento em que o nervo do dente é removido, e uma obturação é colocada no lugar. Todo o tratamento pode durar mais de uma sessão, dependendo da severidade da infecção.
Cuidados após o tratamento de canal
Alguns cuidados devem ser tomados após o procedimento. É normal sentir dor nos primeiros dias, o dentista pode inclusive receitar analgésicos. Evite também mastigar com o dente tratado antes de estar totalmente recuperado.
Para prevenir a necessidade de canal no dente da frente, preste mais atenção à sua higiene bucal. Escove os dentes três vezes ao dia, além do uso do fio dental diariamente. Também é importante manter visitas periódicas ao dentista. Recomenda-se uma consulta a cada seis meses, para manter os dentes saudáveis