CANAL DO DENTE ABERTO: O QUE PODE CAUSAR?
Algumas pessoas, inclusive, as que possuem o canal do dente aberto, não sabem o que pode acontecer se a situação se prolongar e um dentista não for procurado para tratar o problema. Assim como qualquer procedimento odontológico, o tratamento de canal do dente aberto, precisa ser tratado por um profissional que tenha experiência na área e tome os cuidados suficientes para que o problema não se estenda e não aconteçam acidentes, esses que prejudicam as estruturas dentais. É preciso que o profissional respeite as etapas para tratar o canal do dente aberto, mas também acompanhe o diagnóstico, o planejamento e a execução.
Grande parte da população, acredita que o canal do dente aberto pode significar que o nervo do dente está morto, porém, essa anomalia nada mais é que uma inflamação e infecção na polpa de dentro do dente, que em casos mais graves e não tratados com eficiência, podem realmente causar a morte da raiz do dente.
PRINCIPAIS CAUSAS DE CANAL DO DENTE ABERTO:
- Cáries;
- Traumas nos dentes;
- Falta de tratamento dos dentes.
Além do canal do dente aberto tornar-se perigoso ao longo do tempo, ele pode fazer com que a pessoa que possui esse mal, sinta uma dor forte no dente, que só pode ser curada após tratamento correto. Geralmente, as pessoas com canal do dente aberto, costumam esperar sentir dores e acabam procurando uma emergência, quando é feito apenas algo para acabar com a dor. Mas, é importantíssimo que esse paciente procure marcar uma consulta para dar continuidade ao tratamento.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO TRATAR UM CANAL DO DENTE ABERTO?
Por ser um dos tratamentos mais temidos na área odontológica, fazer um canal do dente aberto torna-se um pesadelo na vida de quem tem medo de perder algum dente ou sentir dor durante a consulta. Mas, deixar de fazer um tratamento pode torná-lo ainda mais grave, tornando as dores ainda mais intensas e fazendo com que o canal do dente aberto seja mais difícil de tratar, além de poder causar infecções bacterianas na garganta, boca e entre outros lugares. Porém, quem ainda tem o “pé atrás” para fazer o tratamento, pode se tranquilizar ao saber que é possível não sentir quase nenhuma dor com o uso de anestésicos de qualidade juntamente com uma anestesia.